“As denúncias de que o exército brasileiro ao lutar na guerr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: UEMG Prova: INSTITUTO AOCP - 2018 - UEMG - Vestibular |
Q924528 História

“As denúncias de que o exército brasileiro ao lutar na guerra (1864-1870) era formado por escravos não são novas. Ao contrário, têm pelo menos cento e vinte anos. Seus primeiros autores foram os redatores dos jornais paraguaios da época que tratavam de menosprezar o exército brasileiro com base no duvidoso argumento de que, por ser formado por negros, deveria ser de qualidade inferior”.

TORAL, André Amaral de. A participação dos negros escravos na guerra do Paraguai. Estudos Avançados. v. 9, nº 24, São Paulo, May/ Aug. 1995 (Adaptado).


Sobre os negros como partícipes da Guerra do Paraguai, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Os exércitos paraguaio, brasileiro e uruguaio tinham alguns batalhões formados exclusivamente por negros. Como exemplos, tem-se o Corpo dos Zuavos da Bahia e o batalhão uruguaio Florida.

II. Na época da Guerra do Paraguai, não existiam negros escravos ou ex-escravos no exército paraguaio. A escravidão havia sido abolida no Paraguai em 1842, por Carlos Lopes, pai de Francisco Solano López.

III. Na época da guerra (1864-1870), no Paraguai, o negro brasileiro era representado como inimigo. O exército brasileiro era o exército macacuno e seus líderes, segundo a propaganda lopizta, eram macacos que pretendiam escravizar o povo paraguaio, conduzindo-os da liberdade à escravidão.

IV. Havia negros no exército brasileiro na Guerra do Paraguai, mas eles já tinham sido libertos.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Apenas I e III.

Questão linda !

Parabéns a banca !

Retomou muito bem o tema .

A Guerra do Paraguai foi um conflito armado ocorrido entre os anos de 1864 e 1870.

Os países envolvidos foram Brasil, Argentina e Uruguai, que formaram a Tríplice Aliança para combater o Paraguai.

O combate ocorreu porque o Paraguai pretendia anexar territórios do Brasil e da Argentina. Igualmente, estava em jogo o controle pela Bacia do Prata.

Causas da Guerra -

expansão paraguaia

A Guerra do Paraguai aconteceu devido ao desejo do ditador Solano López criar o "Grande Paraguai". Para isso, ele pretendia anexar áreas do Brasil e da Argentina que o permitissem possuir uma saída para o mar.

Por sua parte, o Brasil pedia a livre navegação nos rios que cortavam o Paraguai, pois era a única maneira de se chegar a Cuiabá (MT) - nesse rio, paraguai aprisionou um navio brasileiro.

situação do uruguai

Igualmente, a situação interna do Uruguai sempre foi do interesse dos três países, pois estava situado em um ponto estratégico, a beira do Rio da Prata.

Brasil e Argentina apoiavam os colorados, enquanto Solano López, era partidário dos seus adversários, os blancos.

Antes da guerra, o Paraguai era um país agrário, mas passou a desenvolver a indústria bélica, devido aos planos de expansão de Solano López.

Desde sua independência, em 1811, o Paraguai procurou se isolar dos conflitos regionais como a guerra da cisplatina (brasil e argentina pelo dominio do uruguai) em 1825-1827.

Ao assumir a presidência, em 1862, o ditador Solano López (1827-1870) continuou a política econômica nacionalista de seus antecessores. No entanto, passou a apoiar grupos na Argentina e no Uruguai que coincidissem com seus interesses.

questão crítica no uruguai

Quando o Uruguai conquista sua independência em 1825, o país ficou dividido entre duas facções políticas: blancos (brancos) e colorados (vermelhos). Brasil e Argentina, a fim de manter sua influência, apoiavam os colorados.

Em 1864, a coalizão entre os dois partidos se desfez e os colorados tramaram para tirar do poder o chefe desta aliança, Bernardo Berro.

Inicia-se a guerra civil no Uruguai. Os colorados pedem ajuda ao Brasil que envia tropas para o Uruguai. Também contam com o auxílio de Bartolomeu Mitre, presidente da Argentina. Por sua parte, os blancos receberam o apoio de Solano López e dos inimigos de Mitre.

Devido a superioridade bélica, os colorados conseguiram derrotar os blancos em 1864. No entanto, Solano López atravessa o território argentino - sem autorização do presidente Mitre - para atacar os brasileiros.

Este fato seria o estopim da Guerra do Paraguai.

P1/2

Elimina-se a II e IV de cara. Durante a Guerra do Paraguai, o exército brasileiro era chamado de Voluntários da Pátria, uma vez que era formado por muitos eicravos negros que se voluntariavam para ir à guerra, em troca de suas liberdades quando retornassem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo