O texto alude à gênese de duas características importantes ...
Leia o texto para responder à questão.
Enquanto nas cidades o poder ficou nas mãos dos bispos, nos campos, concentrou-se na dos grandes proprietários. O governo romano perdeu força: já não era capaz de cobrar os impostos de maneira eficiente, nem mesmo de pagar os exércitos. Em 476, o último imperador romano foi deposto. Era o fim do Império Romano e do mundo antigo e o início de uma nova era, a Idade Média.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO:
Nos séculos V e VI, a Europa Ocidental foi assolada pelas invasões germânicas e pelo processo de formação dos reinos bárbaros em terras que haviam sido romanas.
Durante a agitação e insegurança que caracterizaram o período, cresceu o poder dos bispos (não apenas como autoridades religiosas, mas também civis) e dos grandes proprietários de terras, cujo poderio militar oferecia alguma proteção para as populações ameaçadas. Essas duas forças - clero e nobreza – iriam compartilhar o poder na Europa feudal.
GABARITO:
(B) a feudalização e o aumento do poder político da Igreja.
Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-o-texto-alude-genese-de-duas-caracteristicas-importnates-da-idade-media-ocidental.html?m=1
A) INCORRETA- Nem o comércio internacional tem fim – embora as atividades mercantis tenham se tornado específicas de algumas regiões como Flandres ( Holanda e Bélgica de hoje) – nem houve o crescimento do republicanismo, que existiu em Roma.
B) CORRETA- A feudalização supõe maior poder nas mãos de proprietários de terras, que se tornaram vitais para a defesa e proteção da população, assim como para a produção que garantiria a sobrevivência. E, a Igreja Católica , única instituição do Império Romano que sobreviveu à invasões germanas e desmantelamento do Estado, tornou-se extremamente poderosa. Não só por serem mosteiros e igrejas proprietários de terras como o clero passa a deter o monopólio da leitura e da escrita.
C) INCORRETA- A ruralização é uma característica da medievalidade mas, não podemos falar em total desaparecimento do poder real ainda que muitas vezes era mais nominal do que efetivo.
D) INCORRETA- O avanço do Islã data dos séculos VIII e IX mas não se pode entendê-lo como uma característica do medievo europeu feudal. Quanto aos exércitos nacionais podemos dizer sim que foram praticamente extintos enquanto categoria e instrumento de Estado. Os exércitos dependem de relações pessoais de fidelidade entre os proprietários de terras .
E) INCORRETA- A sociedade medieval era profundamente desigual em termos de riqueza e poder. Mas as propriedades rurais tendiam à autossuficiência na medida em que os tempos foram marcados por guerras e insegurança.
RESPOSTA: Letra B.
O erro da alternativa "B" foi afirmar que houve desaparecimento do poder real
A feudalização e o aumento do poder político da Igreja.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo