O segundo ciclo de industrialização mencionado no texto é m...
Leia o texto para responder à questão.
De 1889/1890, começo da República, até 1930-1940 mais ou menos, a indústria e as cidades apresentaram determinadas características.
A atividade industrial, sempre crescente, era conduzida fundamentalmente no interior de empresas de pequeno e médio porte, ainda que as grandes fábricas existentes concentrassem o maior número de operários e a maior quantidade de capital, sendo responsáveis também pela maior parte da produção industrial. [...] Apenas a partir das décadas de 1940 e 1950 as indústrias de bens de consumo duráveis e bens de capital desenvolveram-se de modo significativo.
(Maria Auxiliadora Guzzo de Decca. Indústria e trabalho no Brasil, 1991.)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
O desenvolvimento industrial do Brasil, a partir dos anos 50 (JK, 1956-61), verificou-se uma considerável entrada de empreendimentos estrangeiros, acelerando o processo de industrialização brasileiro mas, por outro lado, internacionalizando uma economia até então predominantemente nacional.
Bens de consumos não-duráveis(Capital privado nacional), Bens de consumos duráveis(Capital Internacional) e Indústrias de Base constituem o tripé-econômico durante o governo de JK.
Salvo melhor juízo, o processo de privatização das estatais no Brasil começou na década perdida, por volta dos anos 80, por esse motivo a alternativa "e" está errada, pois afirma que isso ocorreu nos anos 40/50 o que é errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo