O texto foi escrito durante as lutas de independência na Amé...
O texto foi escrito durante as lutas de independência na América Hispânica. Podemos dizer que,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta – Bolívar não reagiu especificamente contra a iniciativa autonomista do Brasil, pois sua luta estava concentrada na independência e na unificação dos territórios hispano-americanos. Ele reconheceu a diversidade americana, conforme indicado na carta, e não tentou impor uma reação contrária à autonomia brasileira, que, de qualquer forma, seguiu um caminho independente sob Dom Pedro I.
B) Incorreta - Bolívar foi um dos principais líderes das lutas de independência contra o domínio colonial espanhol na América Latina. Ele não se empenhou em manter a América Hispânica como colônia espanhola, mas, ao contrário, foi um defensor fervoroso da independência e da libertação das colônias espanholas na América.
C) Incorreta - Embora Bolívar tenha defendido a unidade americana, ele não fez esforços específicos para que a América Hispânica se aliasse ao Brasil contra a hegemonia norte-americana. Na época, a principal preocupação era a independência das colônias da Espanha, e a questão da hegemonia norte-americana não era uma preocupação central nesse contexto histórico.
D) Incorreta – Bolívar aceitou a diversidade geográfica e política do continente, e isso se estendeu ao Brasil. Sua atuação foi focada nas colônias espanholas, e o Brasil seguiu um caminho diferente para sua independência, sem um confronto direto com as forças de Bolívar.
E) Correta – Bolívar sonhou com a unidade americana, mas reconheceu, tanto na carta quanto em sua prática política e militar, que as diferenças geográficas, culturais e políticas entre as várias regiões da América Latina eram grandes obstáculos para a concretização desse sonho. Portanto, ele aceitou a realidade e lutou pela independência das colônias, sem impor seu desejo de unificação.
Gabarito – Letra E
Referência:
Aguirre, Indalecio Liévano. Bolívar (1783-1830): El visionario de la Gran Colombia y el Panamericanismo. Vol. 4. Ediciones LAVP, 2017.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mais uma questão que exige do aluno uma habilidade básica em História: a interpretação de um documento. Uma boa leitura do documento e uma interpretação atenta conduziriam o aluno à resposta correta. Documento fundador da História LatinoAmericana, a Carta da Jamaica expressou o desejo de Bolívar — um dos maiores expoentes da luta pela independência na América — de que as antigas colônias se mantivessem unidas em uma confederação, capaz de fazer frente às potências tradicionais como a Inglaterra, bem como às novas, como os Estados Unidos. Contudo, apesar de todas as semelhanças identificadas por ele, as disputas locais e os interesses dissonantes dos caudilhos em comunhão com os interesses externos tornavam improvável este projeto expresso na Carta da Jamaica. Tentando tornar realidade seu sonho, Bolívar organizou a Conferência do Panamá, em 1826. Várias nações latino-americanas foram convidadas, entre elas o Brasil. Contudo, poucas atenderam ao convite, envolvidas em suas próprias questões internas e pouco interessadas em seguir a proposta bolivariana.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo