“Derrama” e “Capitação” eram denominações de 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2021 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q1853907 História
“Derrama” e “Capitação” eram denominações de 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Derrama correspondia à cobrança forçada dos quintos atrasados. Ja No sistema de capitação, o explorador das minas deveria repassar uma quantidade de ouro proporcional ao número de escravos que tivesse sob a sua propriedade

poderia sim tomar os bens, mas não por conta de crimes. reposta letra C.

derrama, capitação, o quinto= SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS

A ERRADA

naus portuguesas comandadas por Cristóvão Jacques durante a Segunda Expedição Guardacostas enviada ao litoral brasileiro em 1516.

B ERRADA

sistemas de trabalho impostos aos indígenas, no Brasil, similares aos sistemas conhecidos como Encomienda e Mita praticados nas colônias hispânicas.

C CORRETA

tributos aplicados pela coroa portuguesa sobre a atividade mineradora realizada no Brasil durante o período colonial. 

D ERRADA

crimes cometidos contra a coroa portuguesa que resultavam, respectivamente, na perda total dos bens ou na execução do condenado.

GAB C

“Derrama” e “Capitação” eram denominações de (C) tributos aplicados pela coroa portuguesa sobre a atividade mineradora realizada no Brasil durante o período colonial. 

  • Os tributos e impostos aplicados pela metrópole sobre a atividade mineradora eram os seguintes:
  • O quinto: correspondia à tributação de 20% (1/5) do metal extraído que era registrado pelas casas de fundição. Era tão odiado, obviamente porque é um tributo MUITO alto, que os brasileiros apelidaram de o quinto dos infernos. E justamente por ser pesado e também com a decadência a atividade mineradora, os colonos começaram a ficar devendo, dando origem a chamada..
  • Derrama a qual era a cobrança, numa paulada só, de TODO o quinto devido pelo colono.
  • A capitação foi cobrada a partir de 1734 a fim de acabar com a ociosidade de toda a população pobre (branca, preta, indígena, ou miscigenada), é o início da criminalização da "osiocidade", chamada de vadiagem.

Na prática, ocorreu da seguinte forma: quem era dono de escravo devia pagar semestralmente o imposto de 4/8 e 3/4 de ouro por cada escravo que possuisse, sob pena de confisco do escravo ou outras sanções. Mas esse imposto também era devido pelos homens livres que trabalhavam por si (autonomos), independente de cor, para esse grupo as penas eram a prisão, multas, castigos físicos, a depender da cor/raça prevista na Lei da Capitação..

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capita%C3%A7%C3%A3o

https://www.infoescola.com/brasil-colonia/quinto-do-ouro/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo