Nesse artigo de opinião, a apresentação da letra da canção S...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853328 Português
Devagar, devagarinho

    Desacelerar é preciso. Acelerar não é preciso. Afobados e voltados para o próprio umbigo, operamos, automatizados, falas robóticas e silêncios glaciais. Ilustra bem esse estado de espírito a música Sinal fechado (1969), de Paulinho da Viola. Trata-se da história de dois sujeitos que se encontram inesperadamente em um sinal de trânsito. A conversa entre ambos, porém, se deu rápida e rasteira. Logo, os personagens se despedem, com a promessa de se verem em outra oportunidade. Percebe-se um registro de comunicação vazia e superficial, cuja tônica foi o contato ligeiro e superficial construído pelos interlocutores: “Olá, como vai? / Eu vou indo, e você, tudo bem? / Tudo bem, eu vou indo correndo, / pegar meu lugar no futuro. E você? / Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono / tranquilo, quem sabe? / Quanto tempo… / Pois é, quanto tempo… / Me perdoe a pressa / é a alma dos nossos negócios… / Oh! Não tem de quê. / Eu também só ando a cem”.
    O culto à velocidade, no contexto apresentado, se coloca como fruto de um imediatismo processual que celebra o alcance dos fins sem dimensionar a qualidade dos meios necessários para atingir determinado propósito. Tal conjuntura favorece a lei do menor esforço — a comodidade — e prejudica a lei do maior esforço — a dignidade.
    Como modelo alternativo à cultura fast, temos o movimento slow life, cujo propósito, resumidamente, é conscientizar as pessoas de que a pressa é inimiga da perfeição e do prazer, buscando assim reeducar seus sentidos para desfrutar melhor os sabores da vida.

SILVA, M. F. L. Boletim UFMG, n. 1 749, set. 2011 (adaptado). 
Nesse artigo de opinião, a apresentação da letra da canção Sinal fechado é uma estratégia argumentativa que visa sensibilizar o leitor porque
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Desacelerar é preciso. Acelerar não é preciso. Afobados e voltados para o próprio umbigo, operamos, automatizados, falas robóticas e silêncios glaciais. Ilustra bem esse estado de espírito a música Sinal fechado (1969), de Paulinho da Viola.".

Nós vemos uma ilustração do que a cultura fast (rápido em inglês) apresenta.

O texto “Devagar, devagarinho” argumenta sobre o modo como a cultura do fast está presente em nossa sociedade. Para ilustrar esse posicionamento, é apresentado um diálogo entre dois sujeitos, presentes na canção “Sinal Fechado” de Paulinho da Viola, que conversam de maneira fortuita, entrecortada e rápida num farol de trânsito, ilustrativa dos argumentos do texto.

GABARITO: D questiona o clichê sobre a rapidez e a aceleração da vida moderna. 

O texto usa uma música como exemplo e o elaborador da questão coloca, no gabarito, ''situação concreta''. Francamente... Bom, não consegui marcar o item porque entendi que ''situação concreta'' deveria ser um acontecimento da vida real, um relato que aconteceu no mundo fatídico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo