A representação do discurso intimidador engendrada no fragme...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853337 Português
– O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer? Nunca ouviu falar num troço chamado autoridades constituídas? Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada Exército Brasileiro, que o senhor tem de respeitar? Que negócio é esse? [...] Eu ensino o senhor a cumprir a lei, ali no duro: “dura lex”! Seus filhos são uns moleques e outra vez que eu souber que andaram incomodando o General, vai tudo em cana. Morou? Sei como tratar gringos feito o senhor. [...] Foi então que a mulher do vizinho do General interveio: – Era tudo que o senhor tinha a dizer a meu marido? O delegado apenas olhou-a, espantado com o atrevimento. – Pois então fique sabendo que eu também sei tratar tipos como o senhor. Meu marido não é gringo nem meus filhos são moleques. Se por acaso importunaram o General, ele que viesse falar comigo, pois o senhor também está nos importunando. E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um Major do Exército, sobrinha de um Coronel, e filha de um General! Morou? Estarrecido, o delegado só teve força para engolir em seco e balbuciar humildemente: – Da ativa, minha senhora?.

SABINO, F. A mulher do vizinho. In: Os melhores contos. Rio de Janeiro: Record, 1986.
A representação do discurso intimidador engendrada no fragmento é responsável por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO ERA NECESSÁRIO SABER O QUE É UMA ANEDOTA E INTERPRETAR BASTANTE O TEXTO.

  • O QUE É UMA ANEDOTA ? É um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso, também chamada de piada tem como características:

Narração relativamente curta;

Enredo simples;

Textos populares;

Serve para descontrair;

Autoria desconhecida;

Ambiente informal;

Linguagem simples e coloquial;

Humor e ambiguidade;

Sarcasmo e ironia;

Presença de discurso direto;

Situações cotidianas.

O QUE ESTÁ DE VERMELHO É O QUE VOCÊ EVIDENCIA FALCILMENTE NO TEXTO.

  • INTERPRETAÇÃO DO TEXTO!!!!

"E fique sabendo que sou brasileira, sou prima de um Major do Exército, sobrinha de um Coronel, e filha de um General! Morou? Estarrecido, o delegado só teve força para engolir em seco e balbuciar humildemente: – Da ativa, minha senhora?."

O HUMOR/PIADA ESTÁ EXATAMENTE AQUI, PARA QUEM NÃO É DO MEIO MILITAR OU DE FAMÍLIA MILITAR COMO EU,NÃO ENTENDERIA ESSA PERGUNTA "DA ATIVA", EXISTE UM GRANDE HUMOR PARA O LEITOR E MEDO POR PARTE DO PERSONAGEM, POIS MILITARES DA ATIVA GERALMENTE SÃO OS QUE POSSUEM INFLUÊNCIA POR ESTAREM NO EXERCICIO DA FUNÇÃO MILITAR DIFERENTE DOS INATIVOS E SEGUNDO A PERGUNTA SURGE COMO ALGO PARA "MUDAR" O ASSUNTO.

LEMBRE-SE HUMOR É QUEBRA DE EXPECTATIVA E ISSO ACONTECE QUANDO A MULHER DIZ QUE É "FILHA..." E QUEBRA MAIS AINDA QUANDO ELE NÃO CONTINUA A DISCUSSÃO TENTANDO FUGIR DELA ATRAVÉS DO " DA ATIVA, MINHA SENHORA".

GABARITO:B-conferir à narrativa um tom anedótico. 

CUIDADO COM A E- exaltar relações de poder estereotipadas. EM NENHUM MOMENTO É EXALTADA ESSAS RELAÇÕES, MAS SIM ELAS SÃO APENAS APRESENTADAS COMO UMA VANTAGEM.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo