Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853339 Português

RODRIGUES, S. Acervo pessoal. 


    A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 1960 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.

CHAVES, D.Disponível em: www.veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010.

Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves, com a reprodução fotográfica de cadeiras e poltronas de Sérgio Rodrigues, verifica-se que os elementos da estética brasiliense
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão do ENEM 2021 é idêntica à do ENEM 2013 ().

Ela trouxe o texto não verbal representativo das artes plásticas apenas como ilustração. Repare que há 3 cadeiras, a primeira mais minimalista, a segunda com couro e a terceira com palhinha no encosto.

O texto que vem depois diz que rolou uma revolução estética que empurrou os artistas para o novo. Eles abandoram aquele estilo vovó (cadeiras coloniais, entalhadas, com curvas de 180 graus etc) e começaram a fazer obras mais simples, com mais linhas retas (como representa a primeira cadeira mais minimalista).

Aliás, o texto fala sobre a década de 50-60. Nessa época, o Brasil estava sendo governado por JK, e uma das missões dele era modernizar o Brasil (50 anos em 5).

O enunciado pede apenas que você aponte essa inovação nas cadeiras:

a) aparecem definidos nas linhas retas dos objetos. [ERRADA, porque, no novo estilo, não há apenas linhas retas, mas também curvas suaves, como diz o texto]

b) expressam o desenho rebuscado por meio das linhas.  [ERRADA, porque o desenho rebuscado é típico das cadeiras coloniais - estilo vovó. Esse estilo foi abandonado]

c) mostram a expressão assimétrica das linhas curvas suaves. [ERRADA, porque você vê as 3 cadeiras sempre simétricas. Se você traçar uma linha reta no meio da cadeira, vai conseguir perceber a simetria. Aliás, simetria = simplicidade. Se o texto está dizendo que houve simplificação das obras, não há que se falar em assimetria]

d) apontam a unidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação. [ERRADA, as 1a cadeira tem apenas MADEIRA mesmo e representa UNIDADE da matéria primas, mas as outras 2 cadeiras têm couro e palhinha na sua composição. Então as cadeiras 2 e 3 apresentam DIVERSIDADE de matéria-prima.]

e) surgem na simplificação das informações visuais de cada composição. [CERTA, porque o texto diz que os artistas abandonaram aquele modelo colonial antigo super rebuscado por um estilo mais simples]

Espero ter ajudado ;)

Att.

Profinho

@profviniciusoliveira

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo