O torém dependia de organização familiar, sendo brincado...
VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.
O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A coesão social, essencialmente, é o que mantem um grupo social unido e operando de forma constante dentro da sociedade. Ela tem a ver com a identidade que um grupo é capaz de criar e reproduzir para si e para os outros, e também tem a ver, então, com suas normas e valores, que o caracterizam.
O torém era responsável por unir as pessoas da região em torno de uma brincadeira, de interações sociais. Pessoas estavam ali por um objetivo em comum: tomar o mocororó. Sendo assim, esse ritual tinha o objetivo de estimular a conexão dos indivíduos (coesão social).
essa manifestação tinha como objetivo unir as pessoas, permitindo que todas aproveitassem ao máximo aquele momento, por isso, estimulava a coesão social
Isso se encaixa na ideia de solidariedade mecânica proposta por Durkhein, onde as pessoas em uma sociedade são unidas por semelhanças, valores e normas compartilhadas. Nesse contexto, o torém é uma brincadeira que une as pessoas através de laços sociais tradicionais.
Dado que a solidariedade mecânica é baseada na coesão social e na participação conjunta em atividades comuns, a resposta correta é a alternativa:
A dica está na referencia da questão, "multiplicidade etnica". A partir disso deduzi algo que falaria sobre pessoas vivendo harmonicamente ou algo assim.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo