No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afir...
Após uma aula de física, dois colegas estavam discutindo sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:
Colega A: “O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!”.
Colega B: “Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!”.
HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).
O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em queda nessa discussão é o(a)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe me dizer porque a resposta não é a densidade dos corpos? Pf?
É possível saber qual das duas folhas possui maior volume? a amassada ou a esticada?
B) resistência do ar. Pois a única diferença entre a folha de papel e o papel amassado é o seu volume, ou seja, sua área de contato com o ar.
No movimento de queda, é sabido que a aceleração da gravidade é a mesma para todos os corpos. No experimento do segundo aluno a mesma folha cai em tempos diferentes, pois, ao amassá-la, o colega B altera a área de contato entre o papel e o ar. Assim, altera a força de resistência do ar sobre a folha de papel.
Fonte: participardapolítica.blogspot.com
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo