Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853435 Biologia
    Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação, a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.
DAMÉ, M. C. F.; RIET-CORREA, F.; SCHILD, A. L. Pesq. Vet. Bras, n. 7, 2013 (adaptado).
Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Há duas opções viáveis nessa questão:

-Terapia Gênica: que é a introdução de genes saudáveis para curar doenças, principalmente hereditárias.

-Mapeamento Genético: como o nome diz, formar um mapa, estudando o cromossomo de uma espécie, a fim de descobrir as possíveis doenças que o indivíduo pode vir a possuir.

A pergunta da questão foi qual procedimento “prévio”, dessa forma, a terapia gênica seria o procedimento após a descoberta dessa doença. Enquanto o mapeamento genético, descobrirá previamente.

Resposta: Mapeamento Genético.

O mapeamento genético permitiria aos criadores identificar quais animais possuem maior risco de transmitir genes para enfermidades, como albinismo e defeitos cardíacos, devido à consanguinidade. Isso possibilitaria uma seleção mais informada na criação, evitando acasalamentos que aumentem o risco de problemas genéticos. Dessa forma, separar os animais de maneira adequada e planejar acasalamentos com base em informações genéticas poderia minimizar a ocorrência dessas enfermidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo