Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesqu...
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas porque representam, de maneira geral, práticas que colaboram para a preservação do solo, e não o contrário, como demanda o enunciado. A alternativa (A), que trata da aração, deve ser observada com cautela. A aração, quando feita do topo ao vale em áreas de encosta, pode ter efeito erosivo, com potencialidade para gerar catástrofes. Isso, inclusive, esteve presente em outra questão do ENEM. Entretanto, como a alternativa mencionou apenas aração, sem dar maiores detalhes, ela está incorreta, pois esse método, dependendo de como é executado, pode ajudar na preservação do solo. O terraceamento, que está na alternativa (B), é geralmente utilizado em terrenos íngremes, onde são feitas rampas em níveis diferentes, o que também ajuda a controlar a erosão hídrica e, portanto, a evitar catástrofes. Na alternativa (C), o pousio significa o repouso das terras cultiváveis, o que permite a recuperação do solo. Já a drenagem, prevista na alternativa (D), é o escoamento de água de terrenos encharcados, o que também colabora para a preservação do solo.
A alternativa correta é, dessa forma, a letra (E). O desmatamento leva à erosão e ao empobrecimento dos solos e, nas áreas de encosta, uma das consequências disso é a facilitação de deslizamentos de terra nos períodos de chuva. Isso foi o que se observou em grande parte das catástrofes ocorridas em Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no início de 2012.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/deslizamentos-encostas.htm
Gabarito letra E
Bons estudos!
As alternativas (A), (B), (C) e (D) estão incorretas porque representam, de maneira geral, práticas que colaboram para a preservação do solo, e não o contrário, como demanda o enunciado.
A alternativa (A), que trata da aração, deve ser observada com cautela. A aração, quando feita do topo ao vale em áreas de encosta, pode ter efeito erosivo, com potencialidade para gerar catástrofes. Isso, inclusive, esteve presente em outra questão do ENEM. Entretanto, como a alternativa mencionou apenas aração, sem dar maiores detalhes, ela está incorreta, pois esse método, dependendo de como é executado, pode ajudar na preservação do solo.
O terraceamento, que está na alternativa (B), é geralmente utilizado em terrenos íngremes, onde são feitas rampas em níveis diferentes, o que também ajuda a controlar a erosão hídrica e, portanto, a evitar catástrofes.
Na alternativa (C), o pousio significa o repouso das terras cultiváveis, o que permite a recuperação do solo.
Já a drenagem, prevista na alternativa (D), é o escoamento de água de terrenos encharcados, o que também colabora para a preservação do solo.
A alternativa correta é, dessa forma, a letra (E). O desmatamento leva à erosão e ao empobrecimento dos solos e, nas áreas de encosta, uma das consequências disso é a facilitação de deslizamentos de terra nos períodos de chuva. Isso foi o que se observou em grande parte das catástrofes ocorridas em Friburgo e Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, no início de 2012.
Letra E
As encostas que sofrem desmatamento são propicias ao processo de erosão, já que as vegetações atuam como infiltradores das águas pluviais, dificultando a leva de sedimentos do solo pela chuva, para as áreas mais baixas do relevo. A intensificação desse processo leva a origem de voçorocas e ravinas (grandes buracos formados pelas intempéries) nas encostas de colinas e morros.
Deixe seu like se você só leu a parte inicial do enunciado e de cara marcou drenagem. Depois foi ler a pergunta e ver que caiu na pegadinha do ENEM.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo