O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaran...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299855 História
Imagem 011.jpg

O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados” , espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.

Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O mapa destaca a nova geopolítica mundial no pós-guerra que apresenta diversos polos de influência. Esses polos são formados por grandes potências econômicas que conseguem centralizar o poder e influenciar as áreas próximas. No mapa, a multipolaridade é demonstrada pelo eixo econômico constituído por Nova Iorque, Londres e Tóquio.

Gabarito: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C é a correta. O retrato das relações internacionais proposto na ilustração resulta de um sistema marcado por dependência de vinculação geográfica e histórica, colonial e mercantilista, com fortes vínculos de projeção geopolítica em áreas de influência a partir das grandes potências econômicas.Disponivel em  https://professorjamesonnig.wordpress.com.

A alternativa A é falsa. Estados como a China ou a Índia possuem forte identidade cultural e não estão estagnados, muito pelo contrário. Os dois países são hoje impulsionadores do crescimento da economia mundial e um dos fatores é o número de habitantes que transformam essas nações em mercados de grande potencial futuro.

A alternativa B é falsa. Subjetivamente podemos até acreditar que existe um questionamento ao sistema capitalista pelas mazelas que ele vem produzindo. No plano do real o mundo nunca foi tão capitalista e as relações básicas do sistema( mão de obra assalariada e propriedade particular) nunca estiveram tão presentes em todos os quadrantes do planeta.

A alternativa D é falsa. Apesar da atual crise mundial os blocos políticos regionais estão em franca atuação e a multipolaridade confere diversos rearranjos de países através de grupos de interesse.

A alternativa E é falsa. Os países islâmicos ainda encontram dificuldades econômicas e sociais e uma das provas é a chamada Primavera árabe.

Concluindo a letra C é a correta. O retrato das relações internacionais proposto na ilustração resulta de um sistema marcado por dependência de vinculação geográfica e histórica, colonial e mercantilista, com fortes vínculos de projeção geopolítica em áreas de influência a partir das grandes potências econômicas.

Fonte: Professor James Onning

Letra C

O mapa se propõe a especializar as novas relaçoes de poder a nova ordem mundial, estabelecida no contexto pós Guerra Fria. A complexificação dessas relaçoes fica visível no mapa chamado de nova "desordem" mundial. ao analisar cuidadosamente essas relaçoes, vemos que os países dominantes acabam por regular os demais aspectos e conceitos.

Países dominantes = grandes potencias econômicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo