A análise da tabela permite identificar um intervalo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299866 História
Imagem associada para resolução da questão
A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

-> a letra A está incorreta. A Constituição imperial de 1824 já atribuía ao ex-escravo a cidadania, embora restrita, pois restringia seu voto à primeira instância de votação  ( assembleias paroquiais).

-> a letra B está incorreta. O voto secreto foi implementado em 1932 e é garantido pelo Constituição de 1988.

->a letra C está incorreta. As mulheres ganharam o direito ao voto em 1932, exercendo pela primeira vez em 1935.

-> a letra D está incorreta, pois até hoje o voto continua sendo obrigatório.

-> a letra E está correta. Até a Constituição de 1988, o voto era um direito negado aos analfabetos, um percentual significativo da população. Atualmente, o voto é obrigatório para todo brasileiro com mais de 18 anos e facultativo aos analfabetos e para quem tem 16 e 17 anos ou mais de 70 anos. Estão proibidos de votar os estrangeiros e aqueles que prestam o serviço militar obrigatório.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra E

Alternativa escolhida por exclusão. Não houve uma lei específica que garantisse direito de voto a ex-escravos. Um ex-escravo tornou-se eleitor quando, enquanto individuo livre, passou a cumprir os requisitos das leis que valiam para todos. O voto secreto foi instituído nas eleições de 1932 e existe ainda hoje, assim como o direito de voto para as mulheres. Ainda hoje o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos.
Pode-se considerar que o direito de voto para os analfabetos foi uma grande mudança, instituída pela Constituição de 1988. Embora não apareça nos livros de História como uma luta sistemática, a conquista do voto para os analfabetos representa a crescente importância dos excluídos nos destinos do Brasil. Desde a constituição de 1891 que incorpora o sugrágio universal, substituindo o censitário, passando pela de 1934 que consolida o voto feminino, a Carta de 1988, conhecida como constituição cidadã, aprofunda a democratização dos direitos políticos. Observando os gráficos percebe-se que entre os anos de 1980 e 1996 o crescimento do número de eleitores coincide com a participação dos analfabetos, assim como a participação dos jovens entre 16 e 18 anos.

Para aqueles que precisam de  questões comentadas sugiro este site cujas questões são acompanhadas de excelentes comentários sempre seguindo a linha da banca da prova.


http://araoalves.blogspot.com.br/2013/05/enem-2011-inep-questoes-com-gabarito.html

"Alternativa escolhida por exclusão. Não houve uma lei específica que garantisse direito de voto a ex-escravos. Um ex-escravo tornou-se eleitor quando, enquanto individuo livre, passou a cumprir os requisitos das leis que valiam para todos. O voto secreto foi instituído nas eleições de 1932 e existe ainda hoje, assim como o direito de voto para as mulheres. Ainda hoje o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos.

Pode-se considerar que o direito de voto para os analfabetos foi uma grande mudança, instituída pela Constituição de 1988. Embora não apareça nos livros de História como uma luta sistemática, a conquista do voto para os analfabetos representa a crescente importância dos excluídos nos destinos do Brasil. Desde a constituição de 1891 que incorpora o sugrágio universal, substituindo o censitário, passando pela de 1934 que consolida o voto feminino, a Carta de 1988, conhecida como constituição cidadã, aprofunda a democratização dos direitos políticos. Observando os gráficos percebe-se que entre os anos de 1980 e 1996 o crescimento do número de eleitores coincide com a participação dos analfabetos, assim como a participação dos jovens entre 16 e 18 anos."

A partir da Constituição Federal de 1988, o voto passou a ser facultativo para os analfabetos.

Letra E

No intervalo 1980-1996, pois os analfabetos passaram a poder votar a partir da Constituição Federal de 1988.

A qualidade das imagens das questões antigas do qconcursos é deprimente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo