Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299870 História
Imagem 014.jpg

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na época da escravidão, calçar sapatos significava liberdade. Isso porque apenas membros da elite e pessoas livres podiam usar sapatos. Existiam leis, respeitadas a fio, que regulavam os hábitos do consumo e proibiam os escravos a se calçarem. Normalmente, após a alforria, a primeira peça de vestuário que o ex-escravo comprava era sapatos. E, caso esses não coubessem nos pés, usava-os pendurados no pescoço, para que todos pudessem saber que era liberto.

Gabarito: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A partir da análise da imagem, percebemos que o casal se trata de negros livres e uma característica para isso é o uso dos sapatos, uma vez que os escravos mantidos em cativeiros eram obrigados a andar descalços.

Com isso, o aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado pelo uso de sapatos que é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.

RESPOSTA LETRA C

A imagem está um pouco ruim mais dá para acertar 

Letra C

No século XIX se identificava negros livres quando eles usavam sapatos, pois os negros escravos eram obrigados a andar descalços.

C

O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.

D

A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.

E

A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.

ESSAS SÃO AS QUE FAZEM MAIS SENTIDO.

PORÉM A UTILIZAÇÃO DESTES VESTUÁRIOS TODAVIA ERA DEMARCADA PARA ESTABELECER DIFERENÇAS, ASSIM COMO OCORRE ATUALMENTE.

eu sei q atualmente a falsificação promoveu certa equidade de vestuário, porém estou falando de relacionar o tipo de roupa da pessoa com seu status social.

qual o erro da d?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo