Os salões permitiam aos escritores da época do Iluminismo a...
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984 (adaptado).
No período iluminista, os espaços sociais mencionados contribuíram para
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O texto de Habermas destaca que, no período do Iluminismo, salões e cafés funcionavam como espaços de debate intelectual, mas de formas diferentes. Os salões, frequentados por filósofos do Alto Iluminismo, eram reservados à elite e à nobreza. Já os cafés, acessíveis a um público mais amplo, eram considerados um espaço do Baixo Iluminismo.
Essa divisão segregava os pensadores com base no status social e intelectual, mas também aumentava a circulação de ideias, já que ambos os espaços possibilitavam discussões filosóficas e políticas, fundamentais para o Iluminismo.
- B) apoiar revolucionários e perseguir a nobreza local → Embora o Iluminismo tenha influenciado revoluções, os salões eram espaços aristocráticos e não tinham o propósito de perseguir nobres.
- C) rejeitar poetisas e proibir a entrada de mulheres → Muitas mulheres participavam dos salões como anfitriãs e influenciadoras, então essa afirmação é incorreta.
- D) censurar cronistas e coibir o patrocínio editorial → O Iluminismo foi marcado pela expansão do debate público e da circulação de ideias, não pela censura.
- E) integrar artistas e ampliar o comércio urbano → Embora intelectuais e artistas frequentassem esses espaços, o foco principal era o debate intelectual, não o comércio.
Portanto, a resposta correta é A) segregar pensadores e aumentar a circulação de ideias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo