A consolidação do regime democrático no Brasil contra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299882 História
A consolidação do regime democrático no Brasil contra os extremismos da esquerda e da direita exige ação enérgica e permanente no sentido do aprimoramento das instituições políticas e da realização de reformas corajosas no terreno econômico, financeiro e social.
Mensagem programática da União Democrática Nacional (UDN) - 1957.

Os trabalhadores deverão exigir a constituição de um governo nacionalista e democrático, com participação dos trabalhadores para a realização das seguintes medidas: a) Reforma bancária progressista; b) Reforma agrária que extinga o latifúndio; c) Regulamentação da Lei de Remessas de Lucros.
Manifesto do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) - 1962.
BONAVIDES, P; AMARAL, R. Textos políticos da história do Brasil.
Brasília: Senado Federal, 2002.

Nos anos 1960 eram comuns as disputas pelo signifcado de termos usados no debate político, como democracia e reforma. Se, para os setores aglutinados em torno da UDN, as reformas deveriam assegurar o livre mercado, para aqueles organizados no CGT, elas deveriam resultar em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A demanda por limitação da propriedade privada se insere dentro de um momento de intensificação da organização da classe trabalhadora, assim como dos sindicatos rurais e ligas camponesas no governo João Goulart. Na verdade, a questão agrária já era motivo de debate no governo de Juscelino Kubitschek. Entretanto, a resistência da burguesia brasileira intrinsecamente ligada ao latifúndio, de onde tirava parte de seu capital, impedia a reforma da propriedade agrícola. Nesse contexto, as invasões de terras intensificaram-se em todo país, em especial no Nordeste e no Sul, proporcionalmente à expansão capitalista que levava desemprego e fome ao campo.

Gabarito: E



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  Reforma agrária que extinga o latifúndio;

 

Gabarito letra E.

 

Entre as reivindicações da CTG na década de 1960 estavam o fim das remessas de lucros enviados para o exterior, a ampliação das atividades da Petrobrás e a reforma agrária. Ao colocar essas propostas em pauta o movimento não desejava o fim da propriedade privada, mas sim sua limitação, restringindo assim a formação de grandes propriedades latifundiárias.

 

Gabarito letra E

Letra E

...Reforma agraria que extinga o latifúndio...

Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa.

O CGT buscava uma agenda de transformações sociais e econômicas que promovesse maior igualdade e justiça social. Entre as demandas destacadas no manifesto estava a reforma agrária para extinguir o latifúndio, a regulamentação da Lei de Remessas de Lucros (visando limitar a remessa de lucros para o exterior) e a constituição de um governo nacionalista e democrático com a participação dos trabalhadores.

Essas propostas visavam restringir o poder e o domínio da propriedade privada, buscando uma maior distribuição de riquezas e a proteção dos interesses dos trabalhadores. O objetivo era promover transformações estruturais na sociedade brasileira, limitando a concentração de poder econômico e avançando em direção a um modelo mais igualitário e justo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo