A imagem representa as manifestações nas ruas da cid...
A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A população mais pobre vivia em situação precária, sem assistência do Poder Público, o que invalida as opções D e E. Levando-se em conta que os [índices de analfabetismo eram altos e o governo atendia as necessidades dos coronéis proprietários, as opções B e C também são inválidas
A opção A é a única que responde corretamente à questão proposta
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entre os anos de 1902 e 1906, a cidade do Rio de Janeiro passou por um processo de
modernização. A primeira ação do então prefeito Pereira Passos foi derrubar vários cortiços no centro da cidade que eram utilizados como moradias populares. Já em 1904, foi aprovada a vacina obrigatória da varíola, tal medida foi o estopim da Revolta da Vacina, movimento em que a população foi às ruas para protestar contra todas essas medidas autoritárias do governo.
RESPOSTA LETRA A
De fato, a Revolta da Vacina (1904), ocorreu no RJ, em protesto à vacinação compulsória contra a febre amarela, endêmica na capital federal, determinada pelo paulista e cientista Oswaldo Cruz durante a reurbanização da cidade, pelo prefeito Pereira Passos. Com esta urbanização, a população foi retirada da cidade e mandada para outros lugares, à força. Logo, a alternativa correta é a "A".
A Revolta da Vacina foi uma revolta popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares).
Causas principais
- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.
- O clima de descontentamento popular com outras medidas tomadas pelo governo federal, que afetaram principalmente as pessoas mais pobres. Entre estas medidas, podemos destacar a reforma urbana da cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), que desalojou milhares de pessoas para que cortiços e habitações populares fossem colocados abaixo para a construção de avenidas, jardins e edifícios mais modernos.
O que aconteceu durante a revolta
- Muitas pessoas se negavam a receber a visita dos agentes públicos que deviam aplicar a vacina, reagindo, muitas vezes, com violência.
- Prédios públicos e lojas foram atacados e depredados;
- Trilhos foram retirados e bondes (principal sistema de transporte da época) foram virados.
Reação do governo e consequências
- O governo federal suspendeu temporariamente a vacinação obrigatória.
- O governo federal decretou estado de sítio na cidade (suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais).
- Com força policial, a revolta foi controlada com várias pessoas presas e deportadas para o estado do Acre. Houve também cerca de 30 mortes e 100 feridos durante os conflitos entre populares e forças do governo.
- Controlada a situação, a campanha de vacinação obrigatória teve prosseguimento. Em pouco tempo, a epidemia de varíola foi erradicada da cidade do Rio de Janeiro.
Entre os anos de 1902 e 1906, a cidade do Rio de Janeiro passou por um processo de modernização. A primeira ação do então prefeito Pereira Passos foi derrubar vários cortiços no centro da cidade que eram utilizados como moradias populares. Já em 1904, foi aprovada a vacina obrigatória da varíola, tal medida foi o estopim da Revolta da Vacina, movimento em que a população foi às ruas para protestar contra todas essas medidas autoritárias do governo.
no mais estiloso tropa de elite,os sanitaristas invadiam os cortiços com agulhas enormer querendo impor a vacina sobre os pobres ...chegando até a serem guiados pelo exercito .LETRA A sanitarismo ideologico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo