No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnav...
PEREIRA, C. S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M. C. P Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)
Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
O entrudo consistia em uma manifestação cultural carnavalesca de origem medieval, que chegou ao Brasil no período colonial e que tinha grande adesão principalmente entre as classes populares. Como é apresentado no texto, as elites se opunham a essa prática considerada ofensiva, pois era no entrudo que as classes populares liberavam seus sentimentos ao ocuparem as ruas da cidade para realizar uma série de brincadeiras. A partir de 1840, a elite brasileira passou a criar campanhas pelo fim do entrudo, pois pretendia festejar o carnaval sem ter contato com as classes populares.
Letra D
Cada parte da sociedade era representada por um grupo carnavalesco, principalmente de camadas populares. A disputa então ocorria para mostrar qual era mais interessante e quem se destacava mais.
Talvez , da mesma for"ma que você, eu tive dúvida entre a "A" e a "D", porém leia com atenção e você verá que:
(1) HAVIA UMA DISPUTA ENTRE CLASSES em relação a forma que deveria se dar o carnaval
(2) MAS a classe mais pobre não estava disposta a abrir mão disso.
LOGO,
HAVIA DISPUTA DE CLASSES E NÃO HAVIA CONSENSO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo