Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299892 Biologia
Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.

Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão de nível médio; exige do aluno conhecimentos sobre fontes de energia, desequilíbrio ambiental e aspectos sociais da exploração de recursos naturais. Se a mandioca fosse torrada em fornos elétricos, também encareceria o produto (energia elétrica), por isso eliminamos a letra A. A plantação de árvores para retirada de lenha não seria uma alternativa em curto prazo, por isso eliminamos (letra B). A permissão por parte do Ibama da exploração da Mata Atlântica pelos pequenos produtores causaria sim danos ao bioma, não sendo a melhor opção (letra C). A construção de biodigestores aproveitaria os resíduos orgânicos da própria região, o que não encareceria o produto final, nem degradaria a Mata Atlântica, se tornando, dessa forma, a opção mais viável (letra D). A coleta de carvão em regiões de menor fiscalização não condiz com a ideia de preservação do ambiente e busca por soluções alternativas de exploração.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa viável para esses produtores é a construção de biodigestores, para a produção de gás combustível, o biogás, composto principalmente de gás metano, que será obtido a partir da ação de bactérias decompositoras da matéria orgânica. Essa é uma alternativa que não trará dano a Mata Atlântica nem encarecerá o produto.

Me pergunto como um pequeno produto teria condições de, a curto prazo, investir milhões de reais em biodigestor. Não me parece a alternativa mais viável.

Concordo com Gabrieli Alves, pois como um pequeno agricultor terá condições de investir em um biodigestor?  De fato não é o mais viável.

Se estivéssemos numa situação real, a resposta provavelmente seria letra E (os produtares dariam um jeito de burlar o sistema), mas como temos que ser politicamente corretos a mais adequada é a letra D mesmo.

Ué ,biodigestores vai encarecer a produção ...

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo