Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355044 História
      Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

COULANGES. F. A cidade antiga São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/26.html

"A partir do século VIII a.C., a organização política passou a sofrer profundas mudanças em Atenas. Os europátridas (donos das terras que monopolizavam o poder político) foram obrigados a fazer concessões para outros setores da sociedade como artesãos e comerciantes. Nesse período, o legislador Drácon foi responsável pela introdução do registro por escrito das leis. A partir desse momento, a Cidade de Atenas passou a ser governada com base em uma legislação e não conforme o costume. Tal quadro faz parte de um processo de extensão da cidadania que foi totalmente consolidada por Clístenes, que estendeu a participação política a todos os homens livres."

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
 

Plebeus = Não nobres

Patrícios = Nobres

Questão faz mensão ao periódo em que roma era uma república: e com isso os patricios que era a aristrocacia detentora do poder com medo de represálias dos plebeus aprovou uma série de leis dentre elas as das 12 tábuas, lei licínia, canulei. A qual dav direito aos plebeus e homens livres que eram compostos por ricos comerciantes.

A partir do século VIII a.C., a organização política passou a sofrer profundas mudanças em Atenas. Os europátridas (donos das terras que monopolizavam o poder político) foram obrigados a fazer concessões para outros setores da sociedade como artesãos e comerciantes. Nesse período, o legislador Drácon foi responsável pela introdução do registro por escrito das leis. A partir desse momento, a Cidade de Atenas passou a ser governada com base em uma legislação e não conforme o costume. Tal quadro faz parte de um processo de extensão da cidadania que foi totalmente consolidada por Clístenes, que estendeu a participação política a todos os homens livres.

 

extensão da cidadania aos homens livres.´´ b´´

http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/26.html

Letra A: Adoção do sufrágio universal masculino só foi conquistado século XVIII com as revoluções liberais.

Letra B: A ausência de leis escritas permitia a manipulação das mesmas conforme os interesses dos governantes. Com as leis escritas os homens livres passaram a ter conhecimento sobre seus direitos.

Letra C: Não se pode afirmar isso.

Letra D: Direitos sociais só vieram a ser conquistados muito depois. Seculo XIX e XX.

Letra E: Tripartição dos poderes políticos buscar diferenciar funções dos estados.

A questão quer que você diga a consequência da superação da tradição jurídica oral que é a extensão da cidadania aos homens livres.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo