O controle biológico, técnica empregada no combate a espé...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299898 Biologia
O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O próprio enunciado da questão explicita o processo de controle biológico realizado pela microvespa. O objetivo é controlar a lagarta que se alimenta e destrói plantações de algodoeiro. A microvespa deposita seus ovos nos ovos de outros insetos, parasitando-os. Dessa forma, impede que as larvas das borboletas se desenvolvam. A opção correta é a letra A, pois no caso a microvespa é um parasita dos ovos das borboletas que se alimentam do algodoeiro. Não houve nenhum tipo de alteração genética, modificação do ambiente ou aplicação de inseticidas, eliminamos a letra B, D e E. A relação entre a borboleta e a microvespa não é de competição e sim de parasitismo, letra C incorreta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao parasitar os ovos das borboletas, a microvespa controla biologicamente a população de sua hospedeira.

Resposta: A


É parasita porque alimenta-se de nutrientes dos ovos das borboletas e , com isso, evita o nascimento exagerado das mesmas. Controlando, dessa forma a população das borboletas.

A inclusão de vespas para o controle biológico de larvas de borboletas, nesse caso, é um exemplo claro de parasitismo, pois há o benefício da larva da vespa em detrimento da larva das borboletas que não conseguem sobreviver e, com isso, não devastam a plantação.

Letra A

...Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos...=> característica parasitaria.

A microvespa introduz seus ovos em ovos de outros insetos, aqui no caso a borboleta. Com isso, ocorre uma relação de parasitismo, controlando a população de borboletas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo