Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experim...
A reabilitação do herege. Época, n° 610, 2010 (adaptado).
Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alterações epigenéticas dão-se pela atuação de fatores diversos sobre a expressão dos genes, sem envolver
mudanças na sequência de bases do DNA.
Resposta: E
A modificação das moléculas da base nitrogenada, em decorrência de supressão de algum nutriente na alimentação, pode ocasionar a mudança da função que esse gene vai expressar, mas sem contudo modificar sua sequência de bases nitrogenadas do gene.
Todo câncer é causado por alguma influência nos genes das células de alguma parte do organismo. Isto não significa que esta alteração seja hereditária.
O câncer pode ser classificado em esporádico ou hereditário. O câncer esporádico compreende a maioria dos casos de câncer e ocorrem ao acaso, não havendo relação com grupos familiares. Já o câncer hereditário é caracterizado por síndromes geneticamente bem definidas, produzindo alto risco de desenvolvimento de câncer. Estima-se que represente em média 5% a 10% das ocorrências de alguns tipos de câncer na população.
No caso do câncer esporádico, a vasta maioria dos casos, trata-se de uma relação dos genes de células adquirida ao longo da vida e que não foram herdadas (passada de pais para filhos). O indivíduo que adquiriu esta alteração genética ao longo da vida não irá passar esta alteração para seus filhos.
No caso do câncer hereditário, os tumores mais frequentemente associados a alterações genéticas hereditárias são: câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de ovário e câncer de tireoide. Importante lembrar, no entanto, que nem todo indivíduo que herda uma predisposição genética irá desenvolver o câncer.
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/17677-cancer-tem-influencia-hereditaria-em-5-a-10-dos-casos
Vamos lá seus ciscadores de questões...
Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!!
Olhou a questão e bateu o desespero?
É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...
A gente mata no peito e chuta pro gol...
A ocorrência de uma mudança na molécula de uma base nitrogenada pode, sem modificar a sequência genética, alterar a função de expressão do gene.
Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé:
inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas.
Errou? Acertou?
Tem algum macete para resolver mais rápido?
Curti aqui e me fala...
E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz." - Bill Gates.
Epigenética é um termo referido como uma extra informação genética que com ajuda de modificações de cromatina e DNA ajudam ou inibem determinado genes.
A expressão gênica segue uma ordem: DNA-> RNA (transcrição) -> Proteína (tradução). Mas cada célula expressa um número restritos de genes, por exemplo um neurônio não expressa hemoglobina nem mioglobina, porém expressa dopamina. Já uma célula muscular não expressa hemoglobina nem dopamina, mas expressa mioglobina.
Sendo assim, no neurônio o gene da hemoglobina foi epigenéticamente silenciado pelas marcas epigenéticas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo