A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, ...
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.
DESCARTES, R Meditações concernentes à Primeira Filosofia.
São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).
TEXTO II
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida
SíLVA. F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. Sâo Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).
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Ele esta falando sobre os pilares que regem o conhecimento.
No texto I ele afirma que ter considerado muitas mentiras como verdades de prontidão, sem a dúvida, fez suas bases se sustentarem em premissas frágeis. No texto II ele se refere ao caráter radical como uma forma de evitar que isso aconteça, de forma que, num ambiente onde só existe dúvida, uma hora a verdade irá surgir, e por ter surgido da dúvida, ela terá mais crédito do que a "verdade" do texto I.
Logo: Para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
No texto I, o autor diz que no seus primeiros anos recebeu muitas falsas opiniões como verdadeiras e já com essas opiniões formadas, em que elas não podiam ser duvidosas e incertas devido a serem passadas como verdadeiras, passou a duvidar e questionar desfazendo dessas opiniões.
Já no Texto II, o autor diz que qualquer certeza vem através de uma dúvida que é gerado pela própria dúvida.
Analisando os dois textos para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se:
R- questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
Letra B
De acordo com Rene descartes, o processo de formação do conhecimento dá-se a partir do método chamado por ele de ceticismo metodológico. Este consiste do pressuposto da duvida de que um saber so pode ser reconhecido se pode ser provado. Dessa maneira, para se chegar a raiz do saber, sera necessário questionar todas as ideias e pressupostos começando do zero. Só assim, sera alcançado o conhecimento verdadeiro e puro.
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