Os biocombustíveis de primeira geração são derivados d...
DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais.
Scientific American Brasil. Ago. 2009, n° 87 (adaptado).
O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os biocombustíveis além de serem menos poluentes do que os combustíveis fósseis geram empregos. A prática de plantio de biocombustíveis favorece a captura de gás carbônico atmosférico, convertendo em biomassa. Em contrapartida, é necessária a utilização de tecnologia adequada a fim de evitar a produção de substâncias nocivas ao meio ambiente e a saúde.
Vamos lá seus ciscadores de questões...
Prontos para entender essa questão cabulosa?
Então booooora lá!!! olhou a questão e bateu o desespero?
É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não...
A gente mata no peito e chuta pro gol...
Biocombustíveis, no que diz respeito a liberação de dióxido de carbono para a atmosfera, são menos poluentes que combustíveis fósseis, já que o plantio (etapa necessária para a produção) favorece a captura do carbono atmosférico, através do processo da fotossíntese, que fixa este carbono na matéria orgânica. Entretanto, a tecnologia adequada é necessária para evitar a liberação de substâncias nocivas, o que poderia configurar um problema ambiental ou de saúde pública.
Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé:
são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.
Errou? Acertou?
Tem algum macete para resolver mais rápido?
Curti aqui e me fala...
Letra A
...E se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas sao baratas e abundantes.
Questão que aborda um assunto atual, os biocombustíveis, suas vantagens econômicas, sociais e ambientais. Os biocombustíveis são uma fonte de energia renovável, originados de matéria vegetal e animal, como por exemplo, a cana-de-açúcar, dendê, semente de girassol, mamona, milho, soja, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais e resíduos agrícolas. O uso dessa fonte de energia possibilita a ciclagem de nutrientes da natureza e o equilíbrio de ‘consumo e liberação’ de gás carbônico, uma vez que a quantidade de gás liberado na queima do combustível é próxima à quantidade assimilada pelos vegetais em seu crescimento. Além disso, o processo de produção do combustível gera emprego, tendo também importância social. Apesar da matéria prima dos biocombustíveis de segunda geração ser barata e abundante a tecnologia envolvida no processo de degradar a celulose deve ser eficiente, caso contrário poderia encarecer o produto. Letra A é a mais correta.
Primeira Geração
Para a produção dos biocombustíveis de primeira geração são utilizados açúcares, amidos ou óleos vegetais. Eles não entram no grupo dos biocombustíveis vistos com bons olhos, quando produzidos a partir de grãos como milho ou canola, pois apresentam diversos problemas: podem impactar negativamente no preço dos alimentos, podem ameaçar a biodiversidade (quando feitos a partir de óleo de palma, por exemplo), apresentam balanço de carbono ruim, pois não reduzem significativamente a emissão de gases do efeito estufa e, às vezes, podem até atrapalhar a redução.
Segunda Geração
Devido à mudança na bioconversão, é possível utilizar todas as formas de biomassa lignocelulósica (macromoléculas orgânicas complexas), inclusive resíduos agrícolas e industriais, árvores e determinadas espécies de grama. Em algumas situações são utilizadas enzimas e/ou micro-organismos para auxiliar na quebra de celulose e lignina, facilitando a obtenção dos açúcares contidos na biomassa. Os biocombustíveis de segunda geração podem reduzir em 90% as emissões de gás carbônico na atmosfera, em comparação aos combustíveis fósseis.
Terceira Geração
O foco dos biocombustíveis de terceira geração é a intervenção direta na produção de biomassa no campo da genômica. Para isso as colheitas destinadas à energia são previamente projetadas, utilizando técnicas eficientes de procriação rápida, com a premissa de gerar plantas que possuam propriedades mais apropriadas para converter em bioprodutos.
Quarta Geração
Os biocombustíveis de quarta geração têm foco na retirada de gás carbônico da atmosfera, armazenando-o em seus troncos, galhos e folhas. A biomassa abundante em carbono é transformada em combustível e gases utilizando técnicas de segunda geração. Além de serem combustíveis e gases renováveis, são considerados carbono-negativo, pois retiram gás carbônico da atmosfera.
Fonte: BioBlog/Celulose Online
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo