TEXTO II Imaginemos um cidadão, residente na ...
TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2,jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o
primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida
na saúde, apresenta uma visão
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B
→ ampliada, que considera aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano.
→ temos no primeiro texto um discurso da importância da pratica de exercícios, já o segundo texto marca uma visão ampliada, que vai além do anúncio, mostrando que uma pessoa que luta pela sobrevivência diária não consegue encontrar tempo em seu dia para praticar um exercício, dessa forma, os anúncios acabam subjugando essa pessoa como um indivíduo que é sedentário por escolha, estando equivocado esse pensamento.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
PO ME AJUDA AI, DUAS ALTERNATIVAS CERTAS DE NOVO, O CANDIDATO SEM TEMPO PRA LER TEXTO POR TEXTO VAI FAZER O QUE NA HORA? SO PODE SER PEGADINHA!
@Drake Nolan
Duas respostas? Onde? Caso você esteja se referindo à alternativa C, ela peca ao falar que as tarefas de casa apenas é que são associadas ao sedentarismo, quando o autor deixa bem claro vários aspectos sociais intervenientes na prática de exercícios no cotidiano...
A alternativa C torna-se uma pegadinha pelo fato que "não somente as tarefas diárias do lar" interferem na condição de estar ou ser sedentário, mas sim um "conjunto de fatores também sociais", trazendo a exemplo os problemas de mobilidade urbana, jornada de trabalho, etc.
Não é a C ,pois ele deixa muito especifico "crítica, que associa a interferência das tarefas da casa ao sedentarismo do indivíduo' porém tem outros fatores tal como jornada de trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo