A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma nar...
A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.
Disponível em: www.odevoradordelivros.com. Acesso em: 24jun. 2014.
Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C está incorreta, pois não trata-se de um texto impessoal.
No último parágrafo do texto a autora deixa visível a sua opinião - "dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público."
Letra E está correta
Resumo: contem os principais e básicos aspectos de um texto
Resenha: contém, adicionado a uma descrição do leitor, os aspectos do texto, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na íntegra
Resenha é argumentação expressa por meio de uma opinião dividido em parágrafos
O fragmento analisa uma obra narrativa, não apenas comentando certas características estruturais, como enredo e narrador, mas também expressando uma opinião positiva sobre ela, como o contraste entre um “tom leve e divertido” e a terrível realidade retratada.
Anglo Resolve
O texto se configura como uma resenha, pois além de apresentar resumidamente detalhes sobre a obra, apresenta, também, opiniões do autor sobre o livro.
Descomplica
A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo. Pode ser um livro, filme ou texto desde que o escritor faça uma abordagem analítica sobre esses formatos.
Geralmente, na resenha, são apresentados pontos de vista sobre o conteúdo de determinada obra; sua estética, em caso de filmes; sobre a intenção do trabalho; o contexto de sua produção, entre outros aspectos que variam a depender do objeto avaliado.
Já o resumo tem a intenção única de compilar os principais utilizados pelo autor para explanar uma ideia ou conceito. Trata-se de uma síntese bem objetiva sobre o assunto apresentado, na qual não são inseridos quaisquer conteúdos novos por parte de quem está resumindo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo