A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde ...
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.
DEMANT, P Israel: a crise próxima. História, n. 2, jul.-dez. 2014.
A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta pergunta não exigia conhecimento muito aprofundado sobre a questão israelo-palestina. Daria para resolver com uma atenta interpretação do texto e das alternativas apresentadas. O entendimento poderia seguir as seguintes questões:
Por que Israel deveria se desfazer da Cisjordânia e da Faixa de Gaza? Para impedir uma futura maioria árabe no território do país.
Ou seja, dentre as alternativas, a alternativa que melhor justifica o pensamento contido no texto é a alternativa B. Esta alternativa aborda a "preeminência étnica" (predomínio dos judeus, em detrimento dos árabes) e o espaço nacional (território de Israel).
O texto propõe, menciona ou indica uma política de:
a) abdicação de interferência militar? Não!
b) preeminência étnica sobre o espaço nacional? Sim!
c) participação proativa em blocos regionais? Não!
d) rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais? Não!
e) compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais? Não! Aliás, muito pelo contrário...
Letra B
A preocupação central é o maior crescimento populacional Árabe em relação a demografia judaica. As politicas estatais conduzidas, portanto, devem seguir a busca pela soberania demográfica numa região de conflito populacional e territorial, de modo que a quantidade populacional firme a soberania nacional sobre território e uso de recursos.
O argumento dado no texto apela para o sentimento étnico, de modo que abandonar esta parte "árabe" do território, cuja população tende a crescer rapidamente, seria um modo de garantir para Israel o status de Estado de maioria de população judaica, o que facilitaria, em tese, a manutenção do Estado.
Não se trata, portanto, nem de compromissos com organismos internacionais e nem de romper com eles, mas de ver a questão em critérios bastante peculiares e locais.
É correta a alternativa B.
a resposta é tão clara que passei 10 min tentando achar uma pegadinha KKKKKK
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo