Qual característica do meio físico é condição ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947440 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Qual característica do meio físico é condição necessária para a distribuição espacial do fenômeno representado?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Geografia física pode ser abordada de diversas formas e, nesse caso, a climatologia foi o assunto escolhido. A imagem demonstra um Mapa-mundi com a trajetória de ciclones tropicais, onde é possível perceber sua concentração em latitudes médias (tropicais) e distribuição desigual por todo o planeta. O enunciado busca a característica do meio físico necessária para a distribuição do fenômeno. 

Análise das alternativas:
A) Ciclones tropicais não estão diretamente relacionados a cobertura arbórea e como é possível perceber na imagem grandes porções florestadas da América do Sul não são área de ocorrência do citado fenômeno. 
B) É possível perceber na imagem a ausência de influência dos Andes na ocorrência do fenômeno na América do Sul. 
C) As taxas de variação da pressão atmosférica em ciclones tropicais são muito acentuadas, e precisam necessariamente de calor e umidade em abundância sobre os oceanos quentes para obter as condições ideais para a sua formação, dificultando sua ocorrência em áreas de maior latitude. Item correto
D) Reflectividade é capacidade de refletir a radiação solar e as maiores superfícies continentais em capacidade de reflexão são as geleiras e florestas. No entanto, isto não possui relação com os ciclones tropicais  que dependem da superfície oceânica para sua formação. 
E) Correntes convergentes são as que fluem na direção de um encontro entre elas. A temperatura da corrente influi mais que sua direção.


Gabarito do professor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Furacão tem dois nomes: ciclone e tufão. O furacão recebe nomes diferentes dependendo de sua localização. Então entenda: Tufão, Ciclone e Furacão é a mesma coisa. Pressão baixa extrema que forma o furacão, Tufão, ciclones. Só pode ser a C. O que é pressão baixa? O ar quente sobe. À medida que sobe, esfria um pouco e se condensa formando nuvens e Chuva. Quanto mais baixa a pressão, pior é a chuva, a tempestade, e o vento. Por exemplo, existe o aplicativo de tempo chamado The Weather Channel que mostra os dados da pressão atmosférica. Se você quiser baixar ele no seu celular, você pode baixar no Play Store. Se a pressão estiver abaixo de 1013 MB ou hPa, é pressão baixa. Imagine uma pressão de 1006 MB, deve causar uma chuva forte, certo? Imagine uma pressão de 1000 MB, a tempestade e a chuva vão vim com mais força. Pra terminar, imagine uma pressão atmosférica de 970, 960... MB? Já formou um furacão. Pressão baixa fica abaixo de 1013MB. Pressão alta fica acima de 1013 MB, o que significa que não se formam nuvens e, na maioria das vezes, têm-se céus claros.

Letra C

A formação de ciclones tropicais está associada a existência de águas quentes (> 27ºC) que possibilitam a formação de uma célula de baixa pressão, que origina os ciclones. A diferença de pressão é, portanto, condição fundamental para tal fenômeno.

Fonte: Descomplica

São as variações atmosfericas de temperatura e presão que promovem os ciclones.

é tão bom vc chutar e acertar..... ....... fui por eliminação.GAB C

Um ciclone tropical é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças. É uma área de baixa pressão atmosférica com uma circulação fechada de ventos e diferencia-se dos ciclones extratropicais por ter um núcleo quente e um centro bastante definido em sistemas mais intensos, conhecido como olho. A grande diferença de pressão atmosférica entre o centro do ciclone e suas vizinhanças, conhecida como força de gradiente de pressão, gera intensos ventos que podem ultrapassar 300 km/h em grandes ciclones. Seu giro característico, no sentido anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul, é inicialmente causado pela força de Coriolis e postergada pela energia liberada pela condensação da umidade atmosférica. Trovoadas e chuvas torrenciais estão frequentemente associados a ciclones tropicais. Formam-se costumeiramente nas regiões trópicas, aos arredores da Linha do Equador, onde constitui uma parte do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. O ciclone tropical é movido pela energia térmica liberada quando ar úmido sobe para camadas mais altas da atmosfera e o vapor de água associado se condensa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo