TEXTO I Quando um exército atravessa montanhas, florestas, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947450 Geografia

TEXTO I


Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.

TZU, S. A arte da guerra. São Paulo: Martin Claret, 2001.


TEXTO II


O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.

OLIVEIRA, M. G.; SANTOS, M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado).


As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

"A Geografia: Isso Serve, em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra" é o título de um dos mais famosos livros da disciplina escrito pelo geógrafo francês Yves Lacoste na década de 70 e serve para nos lembrar da importância de conhecer o espaço em toda a sua complexidade. 
O primeiro texto de apoio demonstra a importância do conhecimento da topografia na guerra antiga e o segundo demonstra que mesmo com toda a tecnologia da guerra moderna os desafios impostos pelo terreno ainda são parte importante do planejamento de qualquer ação militar. O enunciado busca a opção que melhor combine com a relação apontada no texto sobre topografia e ação militar. 

Análise das alternativas:

A) Vias terrestres são importantes  para a circulação de transporte. Em ações militares são facilmente bloqueadas ou tornam-se um alvo óbvio. Construir estradas leva tempo e necessita de recursos não disponíveis em ações militares.  

B) Preservar o ambiente não possui relação direta com conhecimento de topografia e a realização de ações militares.

C) O segundo texto deixa claro que armamentos sofisticados sozinhos não resolvem problemas de desconhecimento de topografia complexa. 

D) Intimidação contínua de população local é considerado crime de guerra e não relaciona-se com as ideias apresentadas nos dois textos.

E) Domínio cognitivo significa nesse caso conhecer  a topografia local "de cabeça" e ser capaz de utiliza-la de acordo com seus objetivos.  Afirmativa correta. 

 





Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta Correta Letra E; Domínio cognitivo da configuração espacial.

Os textos destacam a importância de conhecer as características topográficas do relevo. Como essa informação é fundamental no deslocamento de tropas ou para procurar abrigo, tal condição destaca a importância do conhecimento espacial.

Letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo