Os países industriais adotaram uma concepção diferente das ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947452 Geografia

Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.

GEORGE, P Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968 (adaptado).


Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto de apoio aponta a relação entre desenvolvimento socioeconômico e redução do crescimento vegetativo da população que caracteriza a pirâmide etária dos países desenvolvidos. O enunciado busca a relação entre o fenômeno social descrito no texto e o processo demográfico correspondente. 

Análise das alternativas:
 A) Pirâmide etária é apenas o gráfico de representação da dinâmica populacional num dado espaço. O que é  possível de ocorrer é a estabilização demográfica que se configura quando as taxas de mortalidade e natalidade se equilibram com pequenas variações conjunturais. 

B) Transição demográfica é um processo de longo prazo de mudança da composição etária da população de um local.  Vai de um cenário de alta natalidade e mortalidade para um padrão demográfico onde mortalidade e natalidade são baixos o que leva a um envelhecimento da população e a pouca participação de crianças e jovens na composição total. Este é um padrão típico de países desenvolvidos e o Brasil atualmente se encontra a caminho desta realidade dentro de mais algumas décadas. Alternativa correta. 
C) O enunciado deixa claro que o fenômeno descrito é de meados do século XX enquanto as atuais críticas a imigração internacional são características do início do século XXI. Além disso a migração modifica o perfil demográfico da população de adultos com maior intensidade e enquanto o texto fala de natalidade. 
D) Para ocorrer elevação do crescimento vegetativo, que é a diferença entre natalidade e mortalidade, é necessário o aumento da natalidade. 

E) Espaços superpovoados precisam de intensa migração para aumentarem bruscamente sua população. O texto se refere ao crescimento vegetativo. 




 Gabarito do professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pra galera que ficou em dúvida na letra A: a estabilização da população ocorre na fase 3, pois é nessa fase que as taxas de mortalidade e natalidade praticamente se igualam(você pode encontrar em alguns livros que a taxa de reposição nessa fase fica ali no 2% ao ano). Os países europeus hoje, em sua maioria, se encontram na 4 e última fase: queda acentuada da natalidade. Alguns passando também pela Cruz Russa, em que que você tem a taxa de mortalidade até mesmo superando a de natalidade(o nome Cruz Russa se da justamente por esse fenômeno ter sido observado primeiramente na Rússia). Portanto, vc não tem a estabilização e sim a fase final do processo de transição demográfica.

Letra B

O Brasil hoje se encontra na fase 3, sendo que, segundo o geógrafos, a estimativa é que vamos COMEÇAR a entrar na fase 4 lá pra 2030/2040.

escurreguei na BANANA, FUI CEGO NA LETRA A

obs: não conte seus maiores sonhos a ninguém

Os países ricos, industrializados ou desenvolvidos, apresentaram, nos meados do século XX (mais especificamente na década de 1960), uma baixa taxa de natalidade e de mortalidade, concluindo, assim, o processo retratado nos modelos clássicos de transição demográfica.

Como no texto é feita uma menção à limitação do número de nascimentos, a alternativa B se torna a mais óbvia.

A transição demográfica é um processo de redução das taxas de mortalidade e de natalidade, sendo que a primeira diminui mais rápido que a segunda, causando um período de aumento do crescimento vegetativo e, portanto, de grande acréscimo populacional. No início, era um modelo de interpretação das transformações demográficas da Europa, mas, rapidamente, tornou-se uma análise mundial.

Vi que muita gente errou. Sendo direto: os casais estão tendo menos filhos do que antes. Logo, para se ter estabilização etária, teriam que continuar tendo mais ou menos o mesmo número de filhos. Como há mudança, há transição etária. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo