A quem não basta pouco, nada basta. EPICURO. Os pensadores....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947456 Filosofia

A quem não basta pouco, nada basta.

EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.


Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Epicuro foi um filósofo dedicado à compreensão e ao exercício da moderação ante os excessos que predominavam na sociedade grega de sua época. Acreditava e pregava que o controle sobre os desejos, permite uma vida em equilíbrio e feliz. A temperança significa tal comedimento que, antes de não desfrutar, significa desfrutar o necessário. Como se depreende de sua afirmação, o exercício da temperança é o que permite o desfrute da vida.
Resposta, letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A alternativa correta é a letra C. Epicuro foi um filósofo que defendia a moderação como forma de satisfazer os desejos. Ele raciocinava mais ou menos assim. Se desejo ter um carro caro, de nada adianta satisfazer esse desejo. Isso não me trará felicidade. Logo depois de adquirir o carro, sua posse não me satisfará mais. Irei querer um carro mais caro, e assim sucessivamente. Não importa quantos carros compre, sempre irei querer um carro mais caro ainda. É esse o sentido da frase “a quem não basta pouco, nada basta”.

Como forma de remediar essa insatisfação constante que aflige os seres humanos, Epicuro recomendava que praticássemos a temperança, ou seja, a moderação dos desejos. Assim seríamos felizes por não nos sentirmos a todo momento insatisfeitos".

fonte: https://filosofianaescola.com/exercicio-de-filosofia-do-enem/questoes-de-filosofia-enem-2018/

Letra C

Epicurismo = uso moderado dos prazeres

Temperança = moderação, contenção, autocontrole

O poder de controlar-se.

A máxima proposta epicurista visa a ataraxia (imperturbabilidade da alma) através da busca pelos prazeres. Porem, este prazer deveria ser alcançado através da virtude da temperança que demonstra a moderação da vontade e dos prazeres.

No epicurismo,o homem deve desprezar os prazeres,ou seja,ter o domínio da vontade.

Gabarito C

→ Epicuro diz que devemos vencer nossos medos que são alimentados por crenças que nos prejudicam a chegar na Ataraxia (estado de vida e espírito pleno, mente tranquila dos seres humanos) e devemos buscar apenas prazeres que são necessários, dispensando os desnecessários.

Ex: Prazeres:

Naturais e necessários → alimentação saudável;

Não naturais e desnecessários → consumo em excesso;

Naturais e desnecessários → comer chocolate.

Não é necessário saber o que é epicurismo ou quem foi Epicuro. A questão exige somente que você interprete o significado da máxima "a quem não basta pouco, nada basta" - que basicamente afirma que quem não se contenta com pouco, não se contenta com muito nem nada. Isso sugere uma ideia de temperança: você deve aceitar as migalhas da vida e ser moderado, sem cobiça - pois o pouco é melhor que nada. Isso se encaixa perfeitamente na alternativa C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo