TEXTO I As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947458 Geografia

TEXTO I


As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.

CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.


TEXTO II


As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.


A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O primeiro texto de apoio aborda as múltiplas funções e significados de uma fronteira já o segundo trata da tendência atual de tornar as fronteiras mais rígidas e menos permeáveis.  O enunciado fala de ressignificação  contemporânea da ideia de fronteira e questiona o significado do termo. 
Análise das alternativas:

A) Após a queda do muro de Berlim a quantidade de barreiras físicas em fronteiras por todo o mundo surpreendentemente aumentou ao contrário do que se imaginava na época. As recentes crises migratórias tem causado um endurecimento das regras de circulação de pessoas por todo o mundo.  

B) Fronteiras tradicionalmente são fixadas a partir de limites físicos como montanhas ou rios que possam ser incontestavelmente visíveis e verificáveis. Isso não se relaciona com as ideias presentes no texto sobre fronteiras contemporâneas.  
C) Obstáculos aduaneiros relacionam-se com o comércio internacional. O papel das fronteiras vai muito além da circulação de mercadorias.

D) Atualmente existem tendências políticas por vários continentes defendendo ideias nacionalistas e relacionado-as a um maior controle sobre as fronteiras. Isso não se relaciona com a mudança no significado (ressignificação) das mesmas. 
E) Mecanismos segregadores seletivos significam fronteiras onde são escolhidos os que podem passar ou não. Com o sistema de concessão de vistos prévios os critérios para ingressar num país passam a ser analisados anteriormente a chegada na fronteira. Assim migrantes clandestinos, em geral com poucos recursos e formação profissional,  passam a ser impedidos de entrar enquanto turistas e profissionais qualificados previamente autorizados entram livremente.    



Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E

Com o processo de globalização as fronteiras ganham uma ressignificação, atendendo aos interesses do Estado. Assim o Estado é responsável por essa seletividade, deixando-as por vezes livres ou flexibilizadas para o fluxo de capital, enquanto por outras restritivas e fechadas para circulação de pessoas. Tal condição caracteriza essa seletividade dos mecanismos segregadores.

Fonte: Descomplica

As fronteiras no contexto contemporâneo de globalização transformaram-se em elementos análogos a uma membrana plasmática do corpo humano,em que há a permeabilidade seletiva.Desta forma,permiite-se passar mercadorias,bens e serviços mas é bloqueada a passagem de pessoas.

O texto II evidencia bem tal resposta. É dito que os países (com barreiras) escolhem o dinheiro ao "humano".

Caraca, não tinham vírgulas em 1999?

Letra E

Ao mesmo tempo que as fronteiras são utilizadas para barrar o deslocamento de pessoas, são fluidas ou praticamente inexistentes para a circulação de capitais, mercadorias e informação; o que acentua o seu caráter seletivo, portanto, tornam-se mecanismos segregadores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo