TEXTO I Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientali...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947459 Geografia

TEXTO I


Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.


TEXTO II


Dinâmicas atmosféricas no Brasil


Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão de Geografia física que mescla escassez hídrica com climatologia. No primeiro texto temos a referência ao processo de escassez hídrica e a grave seca de 2014 no Sudeste brasileiro. No segundo texto explica os mecanismos de distribuição da umidade na América do Sul e Brasil, ressaltando a importância dos processos atmosféricos. O enunciado pede para apontar a alternativa onde a causa natural da seca de 2014 esteja descrita corretamente. 
Análise das alternativas:

A) Chuvas convectivas ocorrem quando há considerável diferença de temperatura entre a camada da superfície terrestre e camadas mais próximas da atmosfera. São um fenômeno de abrangência local não sendo responsáveis pela seca de 2014 no Sudeste brasileiro.  
B) Os anticiclones são centros de alta pressão atmosférica onde os ventos, por consequência, possuem movimentos circulares ligeiramente desviados para fora do centro. A formação deste sistema impede a chegada dos ventos úmidos trazidos pelas frentes frias da Massa Polar Atlântica, assim como impede a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e a atuação dos Jatos de Baixo Nível formadores dos rios aéreos. Alternativa correta.
C) O problema da seca foi causado justamente por mecanismos que impedem a correta circulação da umidade e não por sua concentração na cordilheira. 
D) O avanço de massa polares para o continente trazem a umidade e contribuem para o período de chuvas e não de seca como o fenômeno descrito no enunciado.
E) Os sistemas de baixa pressão são associados a ocorrência de nuvens, umidade e chuva.  


Gabarito do professor: B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

A formação de uma célula anticiclônica (alta pressão) sobre o sudeste impede a chegada de ventos úmidos trazidos pelas frentes frias (massa polar atlântica) e dificulta a formação da ZCAS – zona de convergência do atlântico sul que, junto com os jatos de baixos níveis formam rios voadores. Desta forma, a umidade não consegue chegar no sudeste.  

Fonte: Descomplica

Letra B

Em anos com verões normais, a região sudeste fica sob influência de uma zona de baixa pressão atmosférica denominada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que contribui para a formação de nuvens e precipitações. Já em 2014, o verão na região sudeste foi marcado por baixos índices de pluviosidade, o que se deve à presença de um anticiclone (zona de alta pressão atmosférica) que impede a entrada de umidade e suprime o movimento ascendente de ar.

Fonte: Anglo

Não sabia o que era anticiclone.Desta forma, errei.

A Jessika Alves está em todas. Muito bem. :)

Não sei e nem quero saber o que é anticiclone. Bastava ver  na imagem o circulo com as setas para matar a questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo