O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947478 Biologia

O deserto é um bioma que se localiza em regiões de pouca umidade. A fauna é, predominantemente, composta por animais roedores, aves, répteis e artrópodes.


Uma adaptação, associada a esse bioma, presente nos seres vivos dos grupos citados é o(a)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Existem diversas formas de excreção de cada organismo. Os artrópodes possuem os túbulos de Malpighi, lançando como excreta o ácido úrico que diminui a perda de água por ser insolúvel. Os répteis e as aves também excretam o ácido úrico. Os mamíferos possuem o hormônio antidiurético (ADH) que é armazenado e secretado pela hipófise. Se a pressão osmótica do sangue aumentar, esse hormônio aumenta a permeabilidade da água no túbulo contorcido distal e no tubo coletor, então a água é reabsorvida por osmose e a urina é produzida em menor quantidade, porém mais concentrada. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


a) aves, répteis e artrópodes não possuem glândulas sudoríparas, apenas mamíferos (roedores). Incorreta.
b) as excretas são concentradas, eliminando pouca água. Correta.
c) apenas aves, répteis e artrópodes desenvolvem embriões em ovos com casca. Incorreta. 
d) artrópodes e répteis não possuem capacidade de controle da temperatura corporal, apenas aves e mamíferos. Incorreta.
e) apenas os artrópodes possuem pulmões foliáceos. Incorreta.

Gabarito do professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Animais terrestres transformam a amônia em ureia ou em ácido úrico. Essas substâncias por serem muito menos tóxicas que a amônia, podem ser acumuladas temporariamente no corpo e excretadas em soluções concentradas, sem que haja grande perda de água pelo organismo.

O fato de o ácido úrico poder ser excretado praticamente sem que haja perda de água constitui uma importante adaptação para a economia de água no ambiente terrestre.

A eliminação de urina mais concentrada reduz a perda de água, evitando a desidratação em ambientes secos. Isso acontece pois há liberação do hormônio ADH, que promove o aumento da permeabilidade e a reabsorção de água no sistema excretor, além de estruturas glomerulares pequenas e uma alça néfrica desenvolvida, como no caso dos roedores. Já as aves, répteis e artrópodes excretam ácido úrico, que é insolúvel em água e evita a perda deste recurso.

fonte:descomplica

Eliminei todas as óbvias demais, restando unicamente a B e a D. Memórias da minha vivência me indicaram que os répteis não regulam sozinhos sua temperatura corporal.

@Benjamim C. mas a maioria dos répteis regulam a própria temperatura.

Letra B

Animais que vivem em um ambiente que tem pouca agua, obviamente eles tem que economizar agua, e se economiza agua evitando perder agua. Uma alternativa seria liberando menos agua nos resíduos, coma a urina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo