O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q947494 Biologia

O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela taxa de síntese de RNAs e proteínas, processos dependentes de energia. Essa diferença na taxa de síntese de biomoléculas é refletida na abundância e características morfológicas dos componentes celulares. Em uma empresa de produção de hormônios proteicos a partir do cultivo de células animais, um pesquisador deseja selecionar uma linhagem com o metabolismo de síntese mais elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.


Imagem associada para resolução da questão


Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As células animais possuem diversas organelas no citoplasma e o material genético envolvido por membrana e separado em um núcleo. De acordo com a questão, temos: 
Mitocôndria - responsável pela respiração celular e pelo fornecimento de energia. 
Retículo endoplasmático rugoso - transporta as proteínas sintetizadas para outras partes da célula.
Heterocromatina - local do DNA com genes inativos.
Eucromatina - local do DNA que contém genes ativos e auxiliam na síntese de RNA.
Nucléolo - onde o RNA é sintetizado e se une a proteínas.

Para uma representação de célula com metabolismo de síntese mais elevado, é necessário que haja muita energia (mitocôndrias), muitas estruturas de retículo endoplasmático rugoso (transporte de proteínas), pouca heterocromatina, muita eucromatina (genes ativos) e um nucléolo grande. Vamos observar os desenhos esquemáticos de I a V. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

a) I - duas mitocôndrias, pequeno nucléolo, muita heterocromatina e uma estrutura de retículo endoplasmático rugoso. Baixa síntese. Incorreta.
b) II - quatro mitocôndrias, nucléolo grande, muita heterocromatina e duas estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Média síntese. Incorreta.
c) III - quatro mitocôndrias, nucléolo pequeno, muita heterocromatina e duas estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Média síntese. Incorreta.
d) IV - quatro mitocôndrias, nucléolo grande, muita eucromatina e quatro estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Alta síntese. Correta.
e) V - duas mitocôndrias, nucléolo pequeno, muita heterocromatina e uma estrutura de retículo endoplasmático rugoso. Baixa síntese. Incorreta.

Gabarito do professor: D.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pesquisador deve selecionar células com mecanismos de síntese proteica mais elevado. A partir disso, cabe pensar qual a organela responsável pela síntese de proteínas. Essas organelas são os ribossomos. Porém, ao visualizar as figuras, verificamos que não há ribossomos explícitos nas células apresentadas.Apesar disso, sabemos que o retículo endoplasmático rugoso é constituído de ribossomos, logo, a célula com maior número de retículos endoplasmáticos rugoso é a mais eficiente para a síntese de proteínas.

A proporção de heterocromatina/eucromatina

determina o grau de atividade do citoplasma em

processos de síntese. Quando a eucromatina predomina,

donomina-se o núcleo como eucromático, indicando

uma célula com alta atividade metabólica, quando a

heterocromatina predomina, o núcleo é definido como

heterocromático, e a célula mostra baixa atividade

metabólica.

RNA E PROTEÍNAS > Sintetizados pelos ribossomos presentes no retículo endoplasmático rugoso!

MAIOR ENERGIA > Mais mitocôndrias!

Letra D

A célula IV tem mais Reticulo rugoso e tem mais mitocôndrias, então metabolicamente ela será mais elevada...

Mitocôndria - responsável pela respiração celular e pelo fornecimento de energia. 

Retículo endoplasmático rugoso - transporta as proteínas sintetizadas para outras partes da célula; é constituído de ribossomos, as organelas responsáveis pela síntese de proteínas. 

Heterocromatina - local do DNA com genes inativos.

Eucromatina - local do DNA que contém genes ativos e auxiliam na síntese de RNA.

Nucléolo - onde o RNA é sintetizado e se une a proteínas.

Para uma representação de célula com metabolismo de síntese mais elevado, é necessário que haja muita energia (mitocôndrias), muitas estruturas de retículo endoplasmático rugoso (transporte de proteínas), pouca heterocromatina, muita eucromatina (genes ativos) e um nucléolo grande.

a) I - duas mitocôndrias, pequeno nucléolo, muita heterocromatina e uma estrutura de retículo endoplasmático rugoso. Baixa síntese.

b) II - quatro mitocôndrias, nucléolo grande, muita heterocromatina e duas estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Média síntese.

c) III - quatro mitocôndrias, nucléolo pequeno, muita heterocromatina e duas estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Média síntese.

d) IV - quatro mitocôndrias, nucléolo grande, muita eucromatina e quatro estruturas de retículo endoplasmático rugoso. Alta síntese.

e) V - duas mitocôndrias, nucléolo pequeno, muita heterocromatina e uma estrutura de retículo endoplasmático rugoso. Baixa síntese. 

*Comentário da prof.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo