Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que inter...
Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos (R0) corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de uma posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4 (temperaturas crescentes).
O deslocamento observado na distância média revela o
fenômeno da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aumenta à temperatura, aumento da distância das moléculas, dilatação térmica letra b!
A energia potencial mínima indica, dentre outros, a distância ideal entre o átomos para que ocorra a estabilidade( lembrando que quanto menor energia acumulada ----> maior estabilidade ). Como o texto informa, com o aumento da temperatura, a distância entre esses átomos vai aumentando, além da energia de ligação, pois calor é uma energia. Ele quer saber que fenômeno provocaria esse distanciamento dos átomos.
a) ERRADA. Os átomos se separam, mas não ocorre liberação ou acumulação de elétrons.
b) CORRETA. Na dilatação, salvo algumas exceções, o aumento de temperatura provoca a expansão do arranjo molecular.
c) ERRADA. Os átomos se separam, mas não ocorre liberação de cátions e ânions.
d) ERRADA. Vc fornece energia para a quebra de ligação, porém o rompimento dela libera energia.
e) ERRADA. Impossível vc formar algum composto que seja menos estável do que os átomos isolados, pois, como mostra no gráfico, a energia da ligação vai aumentando.
O gráfico tá basicamente dizendo que quanto maior a temperatura, maior a distância entre o núcleo de dois átomos (dilatação intermolecular)
Para melhor interpretação do gráfico, imagine dois átomos, agora olhe para uma das temperaturas, por exemplo T2, perceba que para essa temperatura há uma faixa de variação na distância entre os átomos e dentro dessa faixa a energia de ligação permanece constante, como se eles estivessem unidos por uma mola, onde ocorre atração e repulsão. Agora aumente a temperatura até T4, veja que a distância interatômica pode ter uma variação maior, e é daí que conclui-se que está ocorrendo a dilatação. Veja a página 17 do link.
https://iqm.unicamp.br/sites/default/files/Ligação%20Química%202015.pdf
"A distância de ligação pode variar"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo