Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alert...
Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.
O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem
conectados de acordo com o segundo esquema?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que haja a produção de onda mecânica do som é necessário o deslocamento da caixa em relação ao ar. As polaridades alteram o sentido de movimentação da caixa, ou seja, se a ligação correta impactar o ar para frente, a ligação não ideal impactará o ar para trás, o que produzirá ondas em fases opostas emitidas simultaneamente. Para pontos equidistantes aos alto-falantes, há interferência destrutiva.
Equipe Descomplica
Letra E
Em uma situação normal, onde se ligam os fios corretamente, as duas caixas irão emitir sons com as mesmas características, ou seja, matematicamente, irão expressar cristas e vales iguais. No segundo caso, como foi ligado uma caixa de som de forma invertida, as cristas e vales irão se inverter, também. Como as duas caixas de som são iguais,e estão apenas "invertidas", a crista de uma vai "destruir" o vale da outra ao passo que o vale desta irá destruir a crista da primeira.
Assim, a única alternativa possível é a Letra E, pois se trata de uma interferência destrutiva.
Letra E
Se forem conectados de forma diferente, vão emitir ondas sonoras opostas, provocando interferência.
Letra E
Invertendo-se a polaridade da caixa de som D, o seu alto-falante passará a emitir ondas sonoras com a fase invertida em relação à ligação correta.
Assim, as caixas de som E e D estarão emitindo ondas sonoras em oposição de fase.
Para pontos equidistantes de ambas, haverá interferência destrutiva.
REsolução boa.
https://www.youtube.com/watch?v=YgkdNX6Ox-k
a) O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som. ERRADA. O ALTO-FALANTE D NÃO ENTRARÁ EM CURTO CIRCUITO. CURTO É UMA CONEXÃO COM BAIXA RESISTÊNCIA, O ALTO FALANTE É O MESMO LOGO A RESISTÊNCIA É A MESMA. ALÉM DISSO ESTE ITEM NÃO CITA INTERFERÊNCIA DESTRUTIVA.
b) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento. ERRADA. OS ALTO-FALANTES EMITEM SONS COM A MESMA FREQUÊNCIA E O FENÔMENO ENVOLVIDO É A INTERFERÊNCIA.
c) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído. ERRADA. OS ALTO-FALANTES EMITEM SONS COM A MESMA FREQUÊNCIA E O FENÔMENO ENVOLVIDO É A INTERFERÊNCIA.
d) O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação. ERRADA. OS ALTO-FALANTES EMITEM SONS AO MESMO TEMPO E O FENÔMENO ENVOLVIDO É A INTERFERÊNCIA.
e) CORRETA, como foi explicado no vídeo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo