Um designer de jogos planeja um jogo que faz uso de um tabu...
Um designer de jogos planeja um jogo que faz uso de um tabuleiro de dimensão n x n, com n ≥ 2 , no qual cada jogador, na sua vez, coloca uma peça sobre uma das casas vazias do tabuleiro. Quando uma peça é posicionada, a região formada pelas casas que estão na mesma linha ou coluna dessa peça é chamada de zona de combate dessa peça. Na figura está ilustrada a zona de combate de uma peça colocada em uma das casas de um tabuleiro de dimensão 8 x 8 .
O tabuleiro deve ser dimensionado de forma que a probabilidade de se posicionar a segunda peça aleatoriamente, seguindo a regra do jogo, e esta ficar sobre a zona de combate da primeira, seja inferior a 1/5 .
A dimensão mínima que o designer deve adotar para
esse tabuleiro é
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QUestão difícil do ENEM 2018, então vamos lá:
tabuleiro com n linhas e n colunas(n x n)
zona de combate de cada jogador num tabuleiro n x n é 2(n - 1);
área do tabuleiro é n²;
para se colocar a segunda peça temos n² - 1 possibilidades, logo:
colocando-se uma 2.ª peça no tabuleiro, e para que área de combate seja inferior a 1/5, teremos:
2(n - 1)/(n² - 1) < 1/5, resolvendo ficamos com:
2(n - 1)/(n + 1)(n - 1) < 1/5, eliminando o (n - 1), teremos:
2/(n + 1) < 1/5
n + 1 > 10
n > 9
Gabarito letra D.
Nz = número de posições de combate (constante para cada dimensão de tabuleiro, independentemente da posição no tabuleiro):
8x8 (64 posições, 1 usada e 63 disponíveis) => Nz = 14 => P = 14/63 ~= 0.22
7x7 (49 posições, 1 usada e 48 disponíveis) => Nz = 12 => P = 12/48 ~= 0.25
Por ai da pra ver que:
- Diminuir a dimensão do tabuleiro aumenta a probabilidade;
- Ao variar a dimensão do tabuleiro em 1, variamos em 2 posições o Nz.
9x9 (81 posições, 1 usada e 80 disponíveis) => Nz = 16 => P = 16/80 ~= 0.20
10x10 (100 posições, 1 usada e 99 disponíveis) => Nz = 18 => P = 18/99 ~= 0.18 (Correta)
NOTA: Antes que digam """Mas n da pra usar calculadora na prova""", da pra fazer essa conta sem problemas, e considerar apenas os dois primeiros dígitos para a análise. E também essa é uma das questões difíceis da prova, obviamente que seria feita por último, e considerando que as questões fáceis da pra resolver em menos de 3 minutos, o tempo que voce nao gastou nas outras gastaria fazendo esses pequenos calculos.
Resolução detalhada
Raciocinando : quanto maior o tabuleiro menor a probabilidade de uma peça combater com a outra. Menor que 1 / 5 ou seja menor que 20 por cento, ou seja, tentativa e erro. Usando as alternativas 10x10 = 100 possibilidades menos 1 que é a peça de combate. Com isso fica 19 possibilidades de combate sobre 100 possibilidades totais. Desenhando o tabuleiro da para visualizar melhor o que eu to falando.
8 - 1 + 8 - 1
n - 1 + n - 1 = 2n - 2
P = 2n - 1/(n^2 - 1) = n^2 - 1^2 = (n+1) x (n-1)
2.(n-1)/(n+1).(n-1) = 2/n+1 < 1/5
10 < n+1
9 < n
Foi solicitado a dimensão mínima, logo a resposta sera 10x10.
Letra D
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