Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299919 Física
Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.

Imagem 036.jpg

A característica de funcionamento que garante essa economia é devida
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Mais uma questão confusa, e que deveria  ter sido anulada. O sistema de válvulas de descarga não é descrito na questão, logo é impossível comparar os dois tipos de vaso sanitário. Além do mais, a questão descreve erroneamente o funcionamento do vaso com tanque, pois a lei de Stevin não desempenha nenhum papel nele. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Embora o professor tenha considerado a questão como confusa, o raciocínio utilizado por mim, foi que a quantidade pré estabelecida no tanque faz com que a quantidade seja ideal para o despejo dos dejetos para o esgoto, evitando assim a utilização desnecessária de maiores quantidade de água. Em relação ao sifão, não vejo relação de economia, pois, geralmente sua altura é padrão, se for mais alto, vai gastar mais água, se for mais baixo não consegue escoar a água. 

Segundo o teorema de Stevin, a Letra B está correta, porque a pressão absoluta (ou total) num ponto de um líquido é diretamente proporcional a soma das pressões atmosféricas, o que não acontece porque o vaso está tampado, mais a pressão da coluna d’agua correspondente. Ou seja, 

Pcoluna= µgh

Portanto, a economia ocorre em função do volume de água no tanque.

Pois, P=d.g.h, e então tem relação com a altura, que é corresponde ao volume de água que está presente na caixa. Aquele volume V completa a parte do vaso sanitário em que não há água.

"A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água."

Vá no seu banheiro e, se o seu vaso for desse estilo ai na figura, levante a tampa de proteção. Você vai ver que tem um monte de água armazenada no que chamamos de tanque. Essa água é a quantidade exata para que, juntamente com a água que já está no vaso, ocorra a força necessária para fazer com que os dejetos desçam para a tubulação de esgoto. Portanto, a economia está justamente na presença dessa quantidade de água que é previamente calculada de forma que seja suficiente para que isso ocorra. Naquelas privadas de shopping, por exemplo, em que tem um uma válvula de descarga que você pode apertar a vontade, a economia é ZERO. Pelo contrário, só traz prejuízo. Não sabemos a quantidade exata de água para fazer esse processo, daí você simplesmente vai apertando e apertando, sendo quase sempre sem necessidade.

Letra B

http://www.professorpaulorobson.com.br/2012/09/enem-2011-sobre-o-vaso-sanitario.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo