Antes da geração do céu, teremos que rever a natureza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - 2° Dia - PPL |
Q1276437 Química
Antes da geração do céu, teremos que rever a natureza do fogo, do ar, da água e da terra. Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.
PlATÃO, Timeu (c. 360 a.C.).

Buscando compreender a diversidade de formas e substâncias que vemos no mundo, diversas culturas da Antiguidade elaboraram a noção de “quatro elementos” fundamentais, que seriam terra, água, ar e fogo. Essa visão de mundo prevaleceu até o início da Era Moderna, quando foi suplantada diante das descobertas da química e da física.
PlATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECh, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, a descrição dos “quatro elementos” feita por Platão corresponde ao conceito de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

platão descreve um ciclo da água ao se congelar (solidificação, descongelar (fusão), tornar-se ar (evaporação), depois esse ar é queimado e vira fogo, que se apaga e novamente vira ar, que se condensa e vira água. logo, são fases de matéria, onde o mesmo elemento muda de forma.

LETRA D

A questão é bem óbvia e por isso pode causar dificuldade na resposta, mas o óbvio também deve ser considerado, vamos lá:

A) partícula elementar.

Não, partículas elementares são partículas sem outras partes, hoje é difícil achar partículas que não sejam subdivididas em outras, quase impossível.

B) força fundamental.

Forças fundamentais são forças que permitem a interação entre moléculas, por exemplo, a força eletromagnética mantem o núcleo e a eletrosfera unidos, esta força é uma das 4 fundamentais.

C) elemento químico.

São os elementos da tabela periódica, e ele não fala disso em momento algum

D) fase da matéria.

São as fases que a gente aprende na escolinha, sólido, líquido e gasoso, exatamente o que o texto fala

E) lei da natureza.

São as a lei da gravitação universal, as leis de Newton, as leis planetárias de Kepler, as leis dos gases ideais

Gabarito: D

Platão está discutindo o conceito grego de physis, ou seja, os elementos da natureza e as suas transformações. No texto, tais transformações são as mudanças de fase da matéria.

Gabarito : (D)

Nível de Dificuldade : Médio

mui iónokin

Quando analisamos que no texto Platão descreve diferentes estados dos "quatro elementos", é possível perceber que se trata de mudanças físicas da matéria que é representada pela terra, água, ar e fogo. Logo, a alternativa D é a correta

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo