A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - 2° Dia - PPL |
Q1276460 Biologia

A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.



Imagem associada para resolução da questão

O pesquisador concluiu que a droga age sobre os

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a ação de uma nova droga sobre o citoesqueleto e traz uma comparação entre a célula flagelada e a célula não flagelada, em relação a velocidade de deslocamento e a integridade do córtex (casca) e flagelos. Na figura apresentada, o experimento mostra que na célula não flagelada, houve uma queda na velocidade de deslocamento após a adição da droga, e uma alteração na morfologia da superfície (membrana). Na célula flagelada, não houve alteração na velocidade de deslocamento após a droga, porém também houve uma alteração na superfície (membrana). Essa droga em questão age em estruturas específicas que alteram a membrana. O citoesqueleto é formado por microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários, e estão presentes nas células eucariontes. Os microtúbulos formam os cílios e flagelos, conferem resistência e movimentam cromossomos na divisão celular. Os filamentos de actina estão mais ligados a forma da célula, movimentação celular (amebas) e são mais encontradas sob a membrana. Os filamentos intermediários participam da forma celular e fixam organelas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


Essa droga age sobre os:

a) microtúbulos apenas. Como a droga não afetou o flagelo, ela não agiu sobre os microtúbulos, uma vez que eles estão presentes apenas na formação de cílios e flagelos. Incorreta.

b) filamentos de actina apenas. A droga afetou a superfície da membrana das duas células testadas, agindo diretamente sobre os filamentos de actina, que são responsáveis pela forma celular e resistência a tensão. CORRETA.

c) filamentos intermediários apenas.
Os filamentos intermediários estão mais ligados a fixação de organelas e do núcleo, e o experimento testou apenas a velocidade e a morfologia celular. Incorreta.

d) filamentos de actina e microtúbulos. A droga agiu sobre os filamentos de actina, porém não agiu sobre os microtúbulos, já que o flagelo não foi alterado. Incorreta.

e) filamentos de actina e filamentos intermediários.
A droga agiu sobre os filamentos de actina, mas não sobre os filamentos intermediários, pois nenhuma informação sobre adesão de organelas foi mencionada no experimento. Incorreta.


Gabarito do professor: B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

BOM GALERA, VAMO LÁ

Os filamentos de actina são responsáveis pela movimentação e manutenção da estrutura celular. Na primeira célula, a velocidade de deslocamento caiu muuuuuuuuuuito, já que a droga agiu sobre os pseudópodes, que se formam pelas movimentações do citoplasma. Pra realizar essas movimentações a célula necessita de ACTINA.

ou seja, a droga agiu sobre a actina, modificando a forma e a velocidade.

Já na segunda célula, apenas o formato da membrana foi alterado. O flagelo é formado pelos microtúbulos, como eles não sofreram alteração da droga, a velocidade de deslocamento foi CONSTANTE.

Em síntese... apenas os filamentos de actina sofreram alteração :O

Excelente a explicação da Fabiana!!

PRIMEIRA CÉLULA (SEM FLAGELOS):

A célula é formada, de dentro para fora, por: núcleo + microtúbulo + filamentos intermediários + filamentos de actina (córtex)

Ou seja, a actina é responsável pela estrutura da célula (pois forma a casca/córtex dela).

Além disso, como é no córtex que estão presentes os pseudópodes, então a actina também é responsável pela movimentação celular em células sem flagelos (porque células com flagelos se movimentam pelo flagelos, apesar de possuir córtex).

Perceba que há uma queda brusca na velocidade de movimentação e também alteração na forma do córtex depois de administrada a droga, ou seja, a droga obviamente age sobre os filamentos de actina.

SEGUNDA CÉLULA (COM FLAGELOS):

Obs.: o flagelo é aquele rabinho.

Perceba que não houve alteração nenhuma no flagelo (que é feito de tubulina, responsabilidade do microtúbulo), apenas no córtex da célula (novamente!).

Para responder à questão era necessário perceber que a droga claramente age só no córtex, que é formado por filamentos de actina.

Gabarito: O pesquisador concluiu que a droga age sobre os filamentos de actina apenas.

O gráfico revela que a droga está agindo diretamente na velocidade de movimentos das células que usam flagelos para se mover.

A maior parte dos flagelos é constituído de actina, são microfibras contráteis.

Além disso, as actina faz parte da formação do esqueleto celular de praticamente todas as células, incluindo células nervosas.

As células motoras também podem ser afetados por essa droga, tendo em mente que os sarcômeros são formados por muita actina e miosina.

Letra B

microtúbulos = cílios e flagelos -> resistência e movimentação de cromossomos na divisão celular

filamentos de actina = forma da célula -> movimentação celular (amebas)

filamentos intermediários = forma celular -> fixam organelas

item B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo