A principal explicação para a grande variedade de espéc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: INEP Órgão: ENEM Prova: INEP - 2019 - ENEM - Vestibular - 2° Dia - PPL |
Q1276464 Biologia
A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.

O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala do aparecimento de espécies ou subespécies diferentes das originais (especiação) após isolamento de grupos em áreas separadas na Amazônia. Esse é um processo onde ocorre um isolamento geográfico, impedindo que as espécies interajam entre si, havendo a diferenciação genética apenas dentro dos grupos que foram isolados. A teoria da evolução permite explicar como os seres vivos se transformam, se adaptam ao ambiente em que vivem e originam novas espécies. Segundo Darwin, a evolução ocorre por seleção natural, ou seja, os organismos mais adaptados ao ambiente terão mais chances de sobreviver, com descendência e variação a longo prazo. Dentro do conceito de seleção natural, há a variabilidade genética. O isolamento é a explicação do surgimento de uma nova espécie (especiação), podendo ser geográfico ou reprodutivo. No caso dessa questão, ocorreu o isolamento geográfico entre populações da mesma espécie, então podemos dizer que houve uma evolução alopátrica. Quando ocorre a especiação sem isolamento geográfico, se chama evolução simpátrica. (Amabis & Martho. Fundamentos da biologia moderna. São Paulo, SP: ed. Moderna, 1991)


O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a:

a) anagênese. Progressiva evolução, são fatores responsáveis pelo surgimento das novidades evolutivas. Incorreta.

b) coevolução. Ocorre quando grupos de espécies diferentes evoluem juntos, com alguma relação ecológica entre eles. Incorreta.

c) evolução alopátrica. Essa é a especiação que ocorre quando há isolamento geográfico, o caso da questão apresentada. CORRETA.

d) evolução simpátrica. Ocorre especiação entre indivíduos sem isolamento geográfico. Incorreta.

e) convergência adaptativa. Semelhança morfológica (órgãos análogos) entre grupos de parentesco por adaptação ao meio, sem ancestral comum. Incorreta.


Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para começarmos a desmembrar a questão por completo, temos que compreender as alternativas que nos foram disponibilizadas. Não precisa compreender todas, mas se já soubermos umas 3 já ajuda a matar e questão:

Anagênese: É o processo que promove modificações nas características de uma espécie ao longo das gerações sem formas novas espécies.

Coevolução: É o processo pelo qual duas espécies evoluem simultaneamente em resposta às pressões seletivas exercidas pela outra .

evolução alopátrica: As espécies vão se originar após a formação de uma barreira física, que causa o isolamento geográfico de duas ou mais populações.

evolução simpátrica: É quase igual a alopátrica, porém essa não tem a formação de barreira geográfica.

"Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios." -- >

Essa parte compreende-se da seguinte forma, primeiro tínhamos um só núcleo, porém quando vinha a seca separava em dois e depois quando vinha a chuva era apenas um novamente, mas nota-se também que ele disse que ocorreu um período de seca prolongado ou seja teríamos agora, a formação de duas ou mais espécies, pois elas estariam separadas ou melhor dizendo isoladas uma da outra.

SE LIGA NO BIZO GALERA

ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

ALOPATRICA , LEMBRA QUE VOCÊ IRÁ LIGAR PARA ALGUEM EM OUTRO LADO DE UMA REGIÃO

OU SEJA, VOCES ESTÃO DISTANTE, LOGO PEGUE ESSE RACIOCÍNIO PARA EVOLUÇÃO ALOPATRICA, JA CAIU EM UMA PROVA DA UFRGS EU ERREI AGR EU ACERTEI

RUMO A APROVAÇÃO, SÓ CHAMA QUE VEM BIRLLLL 30/07/2020

Letra C

Especiação alopártica, é o fenômeno que acontece quando grandes populações biológicas ficam fisicamente isoladas por uma barreira externa e desenvolvem isolamento reprodutivo interno (genético) de tal modo que, se depois a barreira desaparecer, indivíduos das populações já não podem se cruzar.

Alopátrica= quando duas populações de uma espécie são separadas por uma barreira geográfica

Simpatrica=  duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento.

Letra C

ANAGÊNESE: (ana = para cima; gênesis = origem) Evolução e diferenciação das espécies de forma linear; especiação linear ao longo do tempo. Diferente de Cladogênese (clado = ramo), onde ocorre bifurcação em linhagens.

COEVOLUÇÃO: Evolução simultânea de duas ou mais espécies em resposta às pressões seletivas.

EVOLUÇÃO ALOPÁTRICA: Uma população, antes unida, é dividida por uma barreira geográfica. Cada parte da população, agora separada, sofre pressões seletivas independentes. A barreira pode ou não ser removida, unindo novamente os indivíduos, porém as populações serão de espécies diferentes.

EVOLUÇÃO SIMPÁTRICA: Uma população em determinada área para de se reproduzir com alguns indivíduos da espécie (motivo comportamental ou alterações genéticas), sem a presença de barreiras geográficas, logo há uma especiação.

CONVERGÊNCIA ADAPTATIVA: Organismos que não possuem ancestral comum, desenvolvem estruturas com a mesma função.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo