O mangue é composto por três tipos de árvores (Rhizop...
ALVES, J. R. P. (Org.). Manguezais: educar para proteger. Rio de Janeiro: Femar; Semads, 2001 (adaptado).
A característica morfológica de valor adaptativo referenciada no texto é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A característica morfológica (física) de valor adaptativo (pouco oxigênio no solo) referenciada no texto é a:
a) ausência de frutos. As três árvores são angiospermas, possuem frutos, e não seria uma característica para absorção de oxigênio. Incorreta.
b) ausência de estômatos. Elas possuem estômatos, que são estruturas localizadas nas folhas e realizam liberação de vapor de água e entrada de gás carbônico (CO2), não sendo característica para absorção de oxigênio do solo. Incorreta.
c) presença de folhas largas. Mais encontrado em florestas tropicais, não faz parte da absorção de oxigênio no solo, apenas a troca gasosa diretamente no ar. Incorreta.
d) presença de raízes-escoras. As três possuem essas raízes para escorar as plantas, ajudando na sustentação dentro de um ambiente instável como o mangue, mas não auxiliam na absorção do oxigênio. Incorreta.
e) presença de pneumatóforos. Essas estruturas são raízes respiratórias que foram adaptadas para captar oxigênio do ar, pois com o mangue encharcado, a raiz afogaria sem respirar. CORRETA.
Gabarito do professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Raízes respiratórias ou pneumatóforos são adaptadas a realização de trocas gasosas com o ambiente. Esse tipo de raiz é encontrado em plantas como a Avicena tomentosa, que vive no solo encharcado e pobre em gás oxigênio nos manguezais. As raízes principais dessa planta crescem rente à superfície do solo e, de espaço em espaço, apresentam pneumatóforos, que crescem para cima, perpendicularmente ao solo. Durante a maré vazante os pneumatóforos ficam expostos e pode realizar trocas de gases com o ar.
Consultado em 09/07/2020 às 19:05. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal2.php
sacanagem essa questão. palavras muito tecnica dificil de guardar. cada vêz mais o enem esta conteudista
É como se as raízes pneumatóforas fizessem troca gasosa com o ar, elas meio que ficam para fora do solo, por esse ser pobre
Mangue é ecossistema costeiro e demasiado úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais, sendo um ambiente rico em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição e grande quantidade de água salobra, levando a um odor característico
A questão queria que o aluno conhecesse a adaptação que esse bioma sofreu:
Como o mangue possui pouco oxigênio, o que se deve devido à água salobra somada as bactérias, as plantas e arbustos encontraram uma forma de adaptação: desenvolveram sistemas respiratórios por pneumatóforos, ou seja, as plantas respiram pelas raízes rizóforas, que crescem para cima do solo.
Raízes-escoras auxiliam somente na fixação.
Já a presença de pneumatóforos nas raízes auxilia diretamente na obtenção de oxigênio, como preconizado no enunciado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo