A representação social do feminino comum aos dois te...
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda: passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.
Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira Ipotesi — Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO. J. M Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.domirtiopublico.gov.br . Acesso em 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os textos demonstram uma incrível submissão do gênero feminino ao masculino, idealizando uma ideia de “família” e respeitando seus valores morais.
Os textos enfatizam aspectos comportamentais do
papel da mulher em sociedades tradicionais: no texto
I, a visão construída de mulher ideal, educada e
arrumada, porém controlada e sonegada à sociedade,
o que é enfatizada no texto II.
Questão do politicamente correto...
Foi difícil entender o primeiro texto como ''submissão'', pois, a meu ver, o feminino é retratado como algo mais livre, levando em consideração as diversas atividades que eram praticadas pelas mulheres.
Letra A
Os dois textos relatam como a mulher vivia no século XIX. No entanto, no primeiro texto temos uma imagem idealizada e romantizada. E no segundo, temos um retrato mais cru e real da visão que a sociedade patriarcal da época mantinha sobre a mulher.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo