Os produtos e seu consumo constituem a meta de...
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico três enfoques. Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4. 2004 (adaptado).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os pensadores Descartes e Bacon e os iluministas valorizam a razão como meio de libertação do homem, não somente das leis da igreja, mas também as leis da natureza. Nesse sentido a ciência surge como meio de conhecer e dominar a natureza, e se torna principal meio para se chegar a razão e ao progresso humano.
RESPOSTA CORRETA: C - ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.O programa do Descartes no discurso do método na minha visão se enquadra perfeitamente na letra "A". A letra "C" não está errda, mas se aproxima muito mais do programa iluminista do Kant. Acho que é questão pra anulação.
Com certeza é a alternativa C, inclusive combina mais com o texto e o comando da questão.
Além do mais... Tanto o início do pensamento moderno e científico com Descartes e Bacon, quanto o projeto do Iluminismo, pretendem “libertar” os seres humanos das amarras da natureza através do desenvolvimento científico e racional. O progresso social e humano passam necessariamente pelo avanço da ciência e da razão.
Letra C
Para Descartes e bacon, a razão além de libertar o homem da visão defendida pela Igreja, ajuda no avanço da ciência.
Para Descartes, Bacon e os iluministas, a razão era o meio de libertação do homem, não somente das leis da Igreja, mas também das leis da natureza.
Questão bem complicada, destrinchei palavra por palavra do texto e encontrei a resposta nesse trecho: não surgiu “de um prazer de poder” , “de um mero imperialismo humano". A noção de imperialismo é almejar o progresso, não teria como ser outra resposta: ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo