As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1274835 Português
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir. As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres. ANDRADE, C. D. Essas meninas. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
No texto, há recorrência do emprego do artigo “as” e do pronome “essas”. No último parágrafo, esse recurso linguístico contribui para
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres."

Observe, que de repente as meninas se tornam mulheres pelas adversidades da vida.

As meninas cresceram, agora se tornaram mulheres, ou seja, nessa situação houve um amadurecimento emocional.

É uma questão tipica de INTERPRETAÇÃO TEXTUAL = O QUE O AUTOR QUIS DIZER/ QUAL A IDEIA QUE ELE QUIS TRANSMITIR NO ÚLTIMO PARAGRAFO COM O EMPREGO DO ARTIGO "AS" E O PRONOME "ESSAS"

Questão que tem mais de uma alternativa certa.

Letra C também está correta e a maioria dos cursinhos do país afirmaram isso. Há sim o uso do "As" e do "essas" como sequência de organização dos fatos, principalmente quando o tempo entra em questão: "de uma hora para a outra". Não sei o que houve nessa questão, mas deveria ter sido anulada.

Quem marcou C, infelizmente, saiu prejudicado injustamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo