As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras, ...

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Q1274837 Português
As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras, hostis e espectrais, desertas de vontades novas que as humanizem, esquecidas já dos antigos homens lendários que as povoaram e dominaram. Carregam nos seus dorsos poderosos as pequenas cidades decadentes, como uma doença aviltante e tenaz, que se aninhou para sempre em suas dobras. Não podendo matá-las de todo ou arrancá-las de si e vencer, elas resignam-se e as ocultam com sua vegetação escura e densa, que lhes serve de coberta, e resguardam o seu sonho imperial de ferro e ouro. PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Artium, 2001.
As soluções de linguagem encontradas pelo narrador projetam uma perspectiva lírica da paisagem contemplada. Essa projeção alinha-se ao poético na medida em que
Alternativas

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Comentários

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Tirei a conclusão que era a alternativa B, pois já no início do texto nos trás a ideia de transformar um ser inanimado em um ser animado... "As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras..."

Exato Lilo, houve uma transformação da paisagem em um ser vivo.

" resignam-se e as ocultam com sua vegetação escura e densa, que lhes serve de coberta, e resguardam o seu sonho imperial de ferro e ouro. "

(caracterizam o personagem como um ser vivente que mesmo com sua beleza sofreu pela exploração do minério descrito la no finalizinho) .

A principal perspectiva lírica é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Podemos ver isso na primeira frase " As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras,"

Gabarito letra B

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sabia essa questão, mas com minhas palavras. Demorei para chegar na alternativa, pois não percebi de imediato atraves da interpretação que era a mesma coisa que pensei, mas com palavras diferentes.

reveste o inanimado de vitalidade e ressentimento.

belo uso da prosopopeia/personificação. adoro essa questão

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