Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 28 ...
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 28 ago. 2014 (adaptado).
As imagens representam fases de um conflito geopolítico no qual as forças envolvidas buscam
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito do professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O conflito em si que a questão fala é a disputa por terra entre Israel e Palestina, que começou desde metade do século XX e continua até hoje.
Não tem nem 15 dias que os conflitos entre Israel e Hamas recrudesceram devido às expulsões de famílias palestinas no bairro Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental. É um disputa territorial.
Gabarito : (A)
Nível de Dificuldade : Fácil
Não tem nem 15 dias que os conflitos entre Israel e Hamas recrudesceram devido às expulsões de famílias palestinas no bairro Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental. É um disputa territorial.
Gabarito : (A)
Nível de Dificuldade : Fácil
O conflito entre palestinos e israelenses é um dos mais antigos e ativo no mundo contemporâneo e deve ser acompanhado com bastante atenção, dada a sua condição de continuar produzindo novos fatos. Os mapas apresentados permitem perceber claramente a evolução territorial de Israel sobre os limites da partilha de 1947. O enunciado questiona qual a motivação principal do conflito.
A) Como é possível observar no mapa, o controle territorial de Israel sobre a Palestina aumentou drasticamente com o passar dos anos. E, com as recorrentes notícias sobre novas áreas ocupadas em território originalmente palestino, esse processo de territorialização israelense tende a se manter nos próximos anos caracterizando tal processo como o objetivo central do conflito. Alternativa correta.
B) Apesar do forte conteúdo religioso do conflito, as áreas que são ocupadas tem os moradores removidos para outros espaços e não convertidos a força.
C) Não há petróleo nas áreas disputadas.
D) Sítios arqueológicos podem até ser bons atrativos turísticos, mas nem de longe correspondem ao principal objetivo em jogo no processo.
E) A pequena porção de território palestino com acesso ao Mar Mediterrâneo encontra-se bloqueada por Israel. Assim, não se pode falar em monopólio marítimo por nenhuma das partes.
Gabarito do professor: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo