O feminismo teve uma relação direta com o descentramento co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1274860 Sociologia
O feminismo teve uma relação direta com o descentramento conceitual do sujeito cartesiano e sociológico. Ele questionou a clássica distinção entre o “dentro” e o “fora”, o “privado” e o “público”. O slogan do feminismo era: “o pessoal é político”. Ele abriu, portanto, para a contestação política, arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011 (adaptado).
O movimento descrito no texto contribui para o processo de transformação das relações humanas, na medida em que sua atuação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Movimentos sociais que produzem importantes transformações sociais, como o feminismo, são constantemente abordados em questões de prova e devem ser devidamente estudados. O texto de apoio aborda historicamente o movimento feminista e demonstra sua importância como fator de mudança social. O enunciado questiona a opção que demonstra claramente qual a transformação das relações humanas foi influenciada pela ação do movimento.

A) A busca é pela equidade então não é possível afirmar que direitos foram subvertidos pelas reivindicações feministas.
B) O movimento não é diretamente relacionado à luta de classes sociais. 

C) Não se trata de um movimento segregacionista em suas ações e demandas. 

D) Não aborda diretamente a questão das demandas de grupos minoritários e tampouco busca reduzir sua inclusão.
E) Como exposto no texto de apoio ao tornar aspectos particulares da vida privada parte do debate público já está diretamente responsável por alterar a dinâmica das instituições sociais. Alternativa correta. 


 


Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

redefine a dinâmica das instituições sociais.

A que poderia gerar uma dúvida maior é a letra “A”. “subverte” os direitos de determinadas parcelas da sociedade.

Mas a palavra “subverter” não significa simplesmente inverter. Quer dizer “destruir, arruinar, submergir...” É em um sentido ruim. Portanto, incorreta, pois o feminismo não pode ser tão pejorativo. Muito menos no enunciado da questão em análise que, ao contrário, está "enaltecendo" o feminismo.

Como você acertaria essa questão: " arenas inteiramente novas: a família, a sexualidade, a divisão doméstica do trabalho etc. "

RESPOSTA: redefine a dinâmica das instituições sociais.

MAIS UMA VEZ O ENEM APRESENTANDO QUESTÕES QUE POSSUEM QUATRO ALTERNATIVAS COM O MESMO TEAOR( QUE PODEM SER POSITIVOS OU NEGATIVOS), E SOMENTE UMA QUE CONTRADIZ AS DEMAIS( O QUE FINDA SENDO O GABARITO). LOGO, ATENÇÃO! QUESTÕES ASSIM, MUITAS DAS VEZES NÃO NECESSITA DA LEITURA DO ENUNCIADO, NO ENTANTO, NINGUÉM VAI SER TÃO PREPOTENTE A PONTO DE CORRER O RISCO DE ESCOLHER UMA ALTERNATIVA SEM ANALISAR COM ATENÇÃO TODO O CONTEXTO.

A família é uma instituição social que está sendo vista como tão política como outras instituições que não são de foro íntimo.

É o que a "E" diz. Uma inserção da família e afins de foro íntimo na questão política.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo